
O CODESE-DF realizou, nesta sexta-feira (17), na sede do SINDUSCON-DF, uma apresentação técnica sobre soluções inovadoras para gestão da manutenção de pontes e viadutos . O encontro reuniu autoridades, empresários e especialistas para discutir o uso da inovação que utiliza inteligência artificial.
O secretário de Governo, José Humberto Pires, abriu o encontro afirmando que o GDF tem interesse em validar inovações que permitam a identificação de patologias não perceptíveis ao olho humano e Brasília , com mais de 60 anos , precisa cuidar bem de suas obras de arte .
Reforçando o compromisso do CODESE com o tema , o professor João Bosco Ribeiro, da UnB e Uniceub , apresentou o histórico do grupo criado pela entidade em 2019 para coordenar ações voltadas às obras de arte especiais. Ele defendeu a criação de uma política de Estado permanente, com recursos garantidos, para evitar custos decorrentes da falta de manutenção e destacou, ainda, a necessidade de qualificação profissional e a disposição das universidades em colaborar.
A inovação apresentada no encontro CODESE usa inteligência artificial treinada com dados fornecidos por mais de 40 mil pontes e viadutos monitoradas em vários países e é capaz de identificar patologias na estrutura avaliada de forma mais precisa e ágil que a da intervenção humana . As imagens são integradas a modelos 3D, facilitando inspeções futuras e o controle do progresso da deterioração natural das obras de arte por meio de dashboards que apontam criticidades e priorizações.
O presidente do CODESE-DF, Dionyzio Klavdianos, reforçou o compromisso da entidade em apoiar o governo em políticas de estado que promovam a preservação das obras da cidade e a melhoria de vida dos Brasilienses.
Além do secretário José Humberto , Daniel Izaias (Secretário de Economia do DF), Valter Casimiro (Secretário de Obras do DF), os presidentes Fauzi Nacfur Jr. (DER-DF), Handerdon Cabral (Metrô-DF), Izidio Santos Júnior (Terracap) , administradores regionais, o ex-presidente do CODESE, Paulo Muniz e engenheiros de secretarias afeitas ao tema.