O Codese-DF foi criado para ser um elo entre a sociedade organizada e os governos. Para pensar no futuro, na melhor condição de vida para a população, ese prontificar como gestora parceira das ações dos governos. Buscar uma cidade melhor para se morar. Em menos de 150 dias, trabalhando com um enorme contingente de abnegados voluntários, já apresenta suas primeiras sugestões para que a administração pública responda com ações às aspirações da população. São medidas de curto prazo. Mas, sua proposta é planejar o futuro, buscando acelerar a economia, sempre com o trabalho e o desejo da sociedade organizada.
Proclamamos o uso de tecnologias modernas como argamassa dos projetos e planejamentos que pretendemos apresentar aos próximos governantes de Brasília, sempre em nome e para o bem-estar da sociedade, que hoje carece de estímulo para aguardar o prometido futuro. Estudamos uma cadeia enorme de desafios- saúde, segurança, educação, moradia, transporte público, justiça e paz, turismo, entorno, desenvolvimento humano, energias renováveis, indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, vestuário e modas. Com esforço, inteligência e participação coletiva, vamos propor políticas públicas para redenção de setores que vêm sendo abandonados ao longo do tempo.
A participação da sociedade na gestão pública não é novidade. Em algumas cidades onde o modelo já foi implantado, o resultado é animador, como o que ocorre em Maringá há 17 anos. O exemplo exitoso vem se multiplicando pelas cidades de todos o país. O projeto inicial nasceu com a proposta da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que ainda hoje estimula e apoia a multiplicação da ideia: os Codeses e outras instituições com osmesmos propósitos, mas nomes diferentes,já são 18 em 14 estados.
O modelo espalhado por todo o país já apresenta resultados, forjando uma sociedade mais participativa e que sabe exigir seus direitos, cobrando dos governos transformações na gestão da coisa pública capazes de satisfazer suas necessidades básicas. A começar pelo emprego sadio do dinheiro público. Temos consciência que o Estado, de tanto crescer, mingou financeiramente. Por isso é importante que a sociedade tome para si parcela da responsabilidade, oferecendo planos e projetos que, compartilhados com o governo tornem a gestãopública mais eficiente.
Os desafios são enormes. Com o Codese fornecendo o apoio necessário, as administrações podem atender,com mais presteza e objetividade, as necessidades públicas. A sociedade organizada e as classes produtoras, reunidas sobre o guarda-chuva do Codese, planejam o futuro e acompanham o desenvolvimento de suas cidades. E, exigem dos governantes que se comprometeram antes das eleições, a acatarem as expectativas que resultaram nas propostas. É a sociedade organizada, sem partidarização, ocupando o lugar que é por direito seu.
0 Comentários |