BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Sociedade legitima propostas do Codese para o futuro do DF

Pela primeira vez população propõe aos governantes políticas públicas
06/08/2018
FONTE: Alan Rones

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese- completa até o final desta semana o documento “o DF que a gente quer”. A partir do dia 15 ele será entregue aos candidatos ao GDF, que, ainda em agosto deverão promover encontro para debater as propostas. Os que concordarem em executar as sugestões firmarão um termo de compromisso. No sábado (dia 4), no auditório do Museu da República, foi realizado um workshop, com 6,30 horas de duração para a apresentação das propostas, sua validação e recolhimento de  novas sugestões para o documento “O DF que a gente quer”..
             O evento contou com a presença de 570 pessoas (140 membros do Codese) que puderam avaliar as propostas apresentadas pelas 18 Câmaras Técnicas.  O documento tem um grande desafio: reconstruir os laços de confiança entre a sociedade e o poder público, propondo ações e projetos econômicos, sociais, sustentáveis e estratégicos de Estado - de curto, médio e longo prazo, que ultrapassem os diversos governos até 2030. Pelo siteodfqueagentequer.org” 3 488 internautas acompanharam o evento e 1347 escolheram os temas mais importantes do documento. 
Maturidade
            Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria (CBIC), José Carlos Rodrigues, “o encontro foi uma demonstração de maturidade do CodeseDF, que soube captar o que é importante para o cidadão brasiliense e formatar um documento substantivo a ser entregue aos candidatos ao Palácio Jaburu. Assim, vai inserir o cidadão dentro de sua cidade, exigindo comprometimento dos governantes. O presidente da FECOMERCIO e membro do Conselho Consultivo, Adelmir Santana lembrou que o Codese está oferecendo aos governantes uma consultoria gratuita, com planos e projetos que refletem a necessidade da população.
     O presidente Paulo Muniz disse que chegou o momento de a sociedade brasiliense participar da gestão dos negócios públicos. “ Uma ação efetiva é o principal instrumento de que os cidadãos dispõem para exercer sua soberania, garantindo direitos e defendendo seus interesses. Temos que assegurar os meios para criar mecanismos e controlar socialmente quem governa. Se não apresentarmos soluções e propostas factíveis para o futuro, perderemos a oportunidade de exigir dos governos seu comprometimento com uma administração voltada para as reais necessidades da população”. 
Um ano de estudos
           O documento, sem qualquer coloração partidária, foi gestado ao longo dos últimos 12 meses por 240 técnicos, empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada, que participaram das 19 Câmaras Técnicas. O objetivo foi estudar e propor ações efetivas para garantir o desenvolvimento econômico, social, sustentável e estratégico de toda a região geoeconômica do DF, proporcionando qualidade de vida e condições dignas aos cidadãos.  Foi realizada uma ampla radiografia da situação do Distrito Federal e Entorno, e as sugestões e propostas estão conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS, da ONU.
         O Codese DF é uma organização social sem fins lucrativos, apartidária, fundada ao passado por 75 entidades e empresas da iniciativa privada e sociedade civil organizada, e que tem como objetivo aumentar o grau de conexão da sociedade com o governo.

 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por