BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese promove encontro com os candidatos ao GDF

Encontro debaterá propostas para o futuro do DF
20/08/2018
FONTE: Codese DF

O CodeseDF promove, nos dias 21e 22 (terça e quarta feira), um ciclo de debates com os principais candidatos ao cargo de governador nas eleições deste ano, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, para discutir os estudos e ações propostas no documento “O DF que a gente quer”, entregue a eles há vários dias. Associação civil de direito privado sem fins lucrativos, políticos partidários ou religiosos, o Codese foi criado em 2017 por 62 entidades da sociedade civil organizada com o objetivo de discutir, propor e atuar na busca de soluções estratégicas para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do DF.
O documento foi elaborado ao longo de um ano, com a participação voluntária de 240 empresários, técnicos e acadêmicos reunidos em 19 Câmaras Técnicas.  Ao escutar e representar todos os segmentos da sociedade, a entidade teve como ênfase elaborar e propor políticas que atendam ao bem-estar coletivo dos habitantes de Brasília e Entorno, dando destinações eficientes aos escassos recursos públicos. 
Com 445 páginas, o documento apresenta 542 ações estratégicas e 89 metas de...


Continue Lendo

Educação, esporte e cultura – essenciais para a formação da juventude

O futuro saudável da população começa na infância
16/08/2018
FONTE: Alan Rones

          O DF enfrenta vários desafios, praticamente em todas as áreas que impactam o cotidiano da população. Em um, porém, o desafio é mais preocupante: como garantir qualidade de vida para as novas gerações? Se as providências não forem tomadas a sério e a curto prazo, perpetua-se um círculo negativo impossível de ser interrompido. A infância saudável é o único alicerce incorruptível da cidadania, garantem as evidências científicas,  
      As Câmaras Técnicas do Codese – saúde, educação, esporte e cultura- interligadas no mesmo objetivo, ocupam um espaço importante no documento “o Df que a gente quer”,. Como todas as propostas, a formação sadia das futuras gerações é garantia de um futuro mais saudável para a vida do cidadão brasiliense, desde a infância.
Educação
            Para a professora Eda Coutinho, gestora da CT de Educação, os desafios da educação básica são gigantescos, desde a...


Continue Lendo

Codese e DFTRANS assinam acordo para melhorar a operação de ônibus

Sistema doado garante qualidade à mobilidade urbana no DF
07/08/2018
FONTE: Paulo Cotta

         Os milhares de usuários dos ônibus em Brasília, a partir de agora, poderão contar com um serviço mais operacional, onde o respeito ao cumprimento dos horários e dos trajetos passará a ser acompanhado com mais rigor pelo DFTRANS. Essa melhoria será monitorada pelo Centro de Supervisão Operacional e garantida pela modernização dos processos de gestão dos serviços, atualmente prestados pelas próprias empresas concessionárias.
        Acordo de Cooperação técnica, assinado hoje (terça-feira) entre o Codese e o DFTRANS, garante a prestação de serviços técnicos especializados em engenharia de transportes e tecnologia de informação, com o fornecimento de licença (sem qualquer ônus) e de uso imediato e permanente de um conjunto de sistemas computacionais de ITS (Intelligent Transportation Systems), para implantação e operação de Centro de Supervisão Operacional para serviços de Transporte de Passageiros no Distrito Federal.
        Esta é a primeira ferramenta técnica doada pela Codese ao GDF com o objetivo de...


Continue Lendo

Sociedade legitima propostas do Codese para o futuro do DF

Pela primeira vez população propõe aos governantes políticas públicas
06/08/2018
FONTE: Alan Rones

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese- completa até o final desta semana o documento “o DF que a gente quer”. A partir do dia 15 ele será entregue aos candidatos ao GDF, que, ainda em agosto deverão promover encontro para debater as propostas. Os que concordarem em executar as sugestões firmarão um termo de compromisso. No sábado (dia 4), no auditório do Museu da República, foi realizado um workshop, com 6,30 horas de duração para a apresentação das propostas, sua validação e recolhimento de  novas sugestões para o documento “O DF que a gente quer”..
             O evento contou com a presença de 570 pessoas (140 membros do Codese) que puderam avaliar as propostas apresentadas pelas 18 Câmaras Técnicas.  O documento tem um grande desafio: reconstruir os laços de confiança entre a sociedade e o poder público, propondo ações e projetos econômicos, sociais, sustentáveis e estratégicos de Estado - de curto, médio e longo prazo, que ultrapassem os diversos governos até 2030. Pelo site
Continue Lendo


Com gestão eficiente e ágil Brasília poderá ter o futuro sonhado

Sociedade quer participar da gestão definindo suas prioridades
03/08/2018
FONTE: Internet

            Até 2030, Brasília estará entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver, com os serviços públicos em níveis dos países desenvolvidos.Esta é a visão otimista da Câmara Técnica de Gestão Pública do Codese, coordenada pelo movimento “Brasília de Volta ao Eixo”, que agrega carreiras de servidores públicos do DF (procuradores, gestores em políticas públicas e gestão governamental, auditores de controle interno e auditores tributários). Para chegar lá, prevê, o primeiro passo é distribuir adequadamente os recursos que dispõe (R$ 44 bilhões hoje) no atendimento às demandas básicas dos 3 milhões de habitantes,  com uma gestão compartilhada e preocupada com o bem estar do cidadão.
      Os estudos indicam que o DF não difere dos demais estados brasileiros, e precisa avançar rapidamente na implementação de um modelo de Governança Pública que seja disruptivo e inovador, capaz de romper com as empoeiradas práticas políticas. Precisa ser ágil para criar ambientes favoráveis ao sucesso,...


Continue Lendo

Candidatos ao GDF receberão propostas de desenvolvimento sustentável

Documento pelo Codese será entregue durante o evento O DF que a gente quer. A ideia é que candidatos ao GDF se comprometam com a execução de uma série de ações até 2030
03/08/2018
FONTE: Correio Braziliense
Com a chegada das eleições, a população terá a possibilidade de contribuir com propostas para o crescimento social e econômico do DF antes mesmo de ir às urnas. Uma lista de sugestões, baseada na Agenda 2030 de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), inspirou a elaboração de um documento com ideias de melhorias para a capital do país. As cinco principais sugestões de cada uma das 18 áreas nas quais as ações foram divididas serão apresentadas amanhã, no evento O DF que a gente quer.
 
A lista está em produção desde março de 2017. A iniciativa foi encabeçada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). A versão final do documento, depois dos debates de amanhã, será entregue aos candidatos ao Palácio do Buriti. A ideia é que os governantes concretizem essas propostas até 2030. Mais de 240 pessoas, entre especialistas,...

Continue Lendo

O DF que a gente quer: evento vai levar propostas da sociedade civil ao governo

Encontro gratuito será neste sábado, no Museu da República. Veja programação e os meios para contribuir com ideias.
03/08/2018
FONTE: G1 DF

Um evento gratuito neste sábado (4), em Brasília, vai reunir a sociedade civil do Distrito Federal para discutir propostas de gestão para o governo local. Esta será a primeira edição de O DF que a gente quer, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese).

O encontro começa às 9h, no Museu Nacional da República, e não exige inscrição prévia. Na programação, técnicos em gestão pública e voluntários vão apresentar metas para o planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo.


Continue Lendo

Participe da construção do DF que você quer

02/08/2018
FONTE: CBN

Fórum de debates promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODESE) receberá a comunidade para discussão sobre agenda prioritária de desenvolvimento urbano.


Continue Lendo

Os desafios para o futuro da juventude no DF

Educação, esporte e cultura formam o homem de amanhã
01/08/2018
FONTE: Internet

O DF enfrenta vários graves desafios praticamente em todas as áreas que impactam o cotidiano da população. Em um, porém, ele é mais preocupante: como garantir qualidade de vida para as novas gerações? Se providências não forem tomadas a sério e a curto prazo, perpetua-se um círculo perverso e impossível de ser interrompido: garantir uma infância saudável, que, segundo as evidências científicas, é o único alicerce incorruptível da cidadania. 
As Câmaras Técnicas do Codese – saúde, educação, esporte e cultura- interligadas no mesmo objetivo, apontam no documento “o Df que a gente quer”, que será apresentado aos candidatos ao GDF, uma série de sugestões para tornar a vida do cidadão, desde a infância, o mais agradável e segura possível. O documento será levado para conhecimento e legitimação da sociedade, sábado (dia 4), no auditório do Museu da República, quando as pessoas poderão interagir com os gestores e membros das Câmaras Técnicas e fazer sugestões.
Educação
Para a professora Eda Coutinho, gestora da CT de...


Continue Lendo

Codese apresenta à sociedade suas propostas para o futuro do DF

Pela primeira vez candidatos receberão sugestões de políticas públicas da população
30/07/2018
FONTE: Milca Santos

Codese apresenta à sociedade suas propostas para o futuro do DF 
Pela primeira vez candidatos receberão sugestões de políticas públicas da população

          O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese- apresenta neste sábado, dia 4, no auditório do Museu Nacional de Brasília, das 9 às 13 horas, o documento “O DF que a gente quer! ”, que será levado aos candidatos ao GDF até o final do mês. Os que aceitarem as sugestões deverão assinar documento em cartório confirmando suas aplicações, realizando uma administração voltada para a melhoria de vida da população.
       O documento foi gestado ao longo dos últimos 12 meses por 240 técnicos, empresários, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada, em mais de 250 reuniões, com supervisão de consultores. Foi realizada uma ampla radiografia da situação do Distrito Federal e Entorno, e as sugestões e propostas foram correlacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável...


Continue Lendo

DF, um mapa que poderia ser cortado por movimentadas ferrovias

Desinteresse público emperra desenvolvimento
16/07/2018
FONTE: Internet

          A construção de Brasília, um sonho acalentado durante muitas décadas por visionários que preconizavam a interiorização do desenvolvimento no país, tendo a nova capital como grande vetor para o crescimento populacional e econômico do planalto central, aconteceu. O País, mais populoso no interior, desenvolveu-se sustentado pelo agronegócio, tornando-se um grande fornecedor de produtos dessa indústria para exportação. Mas, ao longo dos anos os pilares da Capital foram sendo derrubados. 
         A proposta de ser o elo entre a região desenvolvida costeira e a rural, dada a série de óbices enfrentados, resultou em uma Brasília sinônimo de problemas de todas as ordens. Brasileiros que acreditaram no sonho proposto terminaram vivendo em cidades dormitórios de seu entorno inchado em que esta população de subempregados é martirizada todos os dias ao utilizar meios de transporte inapropriados, insuficientes e sofríveis. Foi assim abandonada entre dois mundos, dos quais está cada vez mais distante no que se refere a desenvolvimento.
       Há muitos anos é...


Continue Lendo

Energia renovável e sustentável, um projeto à disposição de todos

Brasília poderia gerar, pelo sol, energia para toda a região
27/06/2018
FONTE: Internet

    Os governantes de Brasília nunca saíram da zona de conforto: recebem fartos recursos do Fundo Constitucional e milhões de impostos IPTU, IPVA e outras tantas taxas que oneram a população. Por isto, nunca se preocuparam em incentivar a implantação de novas tecnologias, na moderna e atrativa capital federal.  Fernando Brites, gestor da CT de Energia Renováveis do Codese, lamenta o pouco caso das autoridades na promoção de intervenções necessárias para estimular a implantação de empresas de tecnologias sustentáveis, menos onerosas e mais propícias a garantir a manutenção dos recursos naturais. 
       Mesmo com abundante irradiação solar, praticamente toda a eletricidade consumida em Brasília é gerada em outras regiões (80% vindo da Usina Hidrelétrica de Furnas e 20% da Itaipu), distantes e em constante risco de queda da produção. Estudos patrocinados pelo WWF Brasil, em conjunto com a UNB, Brasília, por suas características geográficas e políticas pode impulsionar modelos alternativos e eficientes de geração energética; com apenas 0,41% de sua área, pode gerar, via energia...


Continue Lendo

População terá voz no programa “o Codese na minha cidade”

Propostas serão levadas aos candidatos ao GDF em agosto
19/06/2018
FONTE: Antonio Silva

   O Codese, criado há um ano, com a proposta de pavimentar o caminho para que a sociedade trilhe harmonicamente estradas rumo ao um futuro melhor, criando condições para o desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico para Brasília e Entorno, lança em julho um programa inédito, a “caravana o Codese na Minha Cidade”, para ouvir e captar os anseios da população sobre o futuro do DF. O programa semanal será veiculado no canal do Codese no Youtube e em outras redes sociais.
   O primeiro foi gravado na Praça do Cidadão em Ceilândia e contou com a participação de convidados especiais, membros do Programa Jovem de Expressão. Deles ouvimos propostas sobre investimentos   em ações sócio - educativas na periferia, criação de oficinas e palestras de ajuda sobre o tema do suicídio, liberação de novos espaços para a realização de projetos sociais na periferia, investimentos em educação com espaços dignos e disponibilização de tecnologia, e, principalmente discorrendo sobre suas expectativas para o próximo governo.
      As...


Continue Lendo

Ministro da Cidade conhece propostas do Codese e garante trabalho conjunto

Alexandre Baldy compartilha motivação para desenvolvimento do Entorno
05/06/2018
FONTE: Rafael Luz

        Ao apresentar o Codese DF ao ministro da Cidade, Alexandre Baldy, o presidente Paulo Muniz disse que a união das classes produtoras e a sociedade civil organizada tem como objetivo fortalecer os futuros governos com propostas de planejamento econômico, social, sustentável e estratégico, saídas do desejo da população, para tornar o futuro de Brasília e Entorno mais saudável e feliz. Baldy garantiu interesse de que os diversos setores do Ministério participem desse esforço de mobilização social para encontrar objetivos viáveis para resolver os problemas da região que, estendida, habita mais de cinco milhões de pessoas.
      O encontro, que durou mais de uma hora, serviu para que alguns importantes entraves para o desenvolvimento da região que vêm sendo estudados pelas Câmaras Técnicas do Codese –Desenvolvimento Urbano, Logística e Distribuição, e, principalmente Regiões Metropolitanas do Eixo, Brasília, Goiânia e Ride- pudessem ser compartilhados com o Ministro e sua equipe – Silvani Pereira (secretário Executivo) e Gilmar Souza (Secretário nacional de Desenvolvimento das Cidades).
        O ministro...


Continue Lendo

Desenvolvimento do Entorno exige inovação e vontade dos governos

Iniciativa privada terá papel relevante no processo
17/05/2018
FONTE: Antonio Silva

O desenvolvimento da região do Entorno de Brasília, em discussão na Câmara Técnica do Eixo Brasília-Goiânia-Entorno do Codese, com gestão compartilhada entre membros dos dois Estados, tem grandes desafios pela frente. O maior deles é encontrar formas de aprimorar a colaboração entre público e privado. Os membros da CT veem trabalhando nos modelos de ampliação da capacidade privada de atuar na formulação e implementação de projetos que contribuam para estruturar espaços geográficos e institucionais no âmbito da promoção do desenvolvimento sustentável na região.
            Todos os movimentos em estudo têm como objetivo integrar a sociedade no processo de planejamento e promoção do desenvolvimento para formular estratégias de longo prazo, com a institucionalização de políticas e projetos de estado duradouros. Para Afonso Assad, um dos gestores da Câmara Técnica, é importante que a essas ações se somem os planos federais- Corsap (consórcios de estado para a solução de problemas do lixo e saneamento básico), e o Plano de...


Continue Lendo

Codese faz balanço e prepara documento para o futuro de Brasília

Etapas vencidas e caminho final para o DF que a gente quer
09/05/2018
FONTE: Antonio Silva

O CodeseDF pavimenta mais uma etapa em seu caminho rumo ao futuro, produzindo resultados e projetos para oxigenar o processo de desenvolvimento econômico, estratégico e sustentável de Brasília, a curto, médio e longo prazo. Ao empossar Vasco Gonçalves, presidente do BRB, como membro do Conselho Consultivo da entidade, o presidente Paulo Muniz salientou e importância da união e esforço das classes produtoras e sociedade civil que, irmanadas, podem participar e propor soluções para dar novo horizonte a um futuro melhor para as cidades brasileiras, estabelecendo novos padrões para a gestão pública.

Em reunião com diretores e gestores das Câmaras Técnicas, no auditório da FIBRA, também foi apresentado pelo diretor da MacroPlan, Gustavo Morelli, o plano “Brasília 100 anos, a cidade além da capital”, que busca construir uma agenda que pense no futuro da capital, que hoje já tem mais de 3 milhões de habitantes e muitos problemas. O que sugerimos para o Brasil, disse Morelli, já vem acontecendo em todo o mundo e mesmo em muitos lugares do país: um planejamento que pense na cidade que queremos, que nos fará mais felizes, com participação de todos.

Silmara Vieira,...


Continue Lendo

Codese/ DF recebe representantes do Codese de Manaus

Troca de experiências e de práticas exitosas
09/05/2018
FONTE: Antonio Silva

     Por ser um caso bem sucedido, com apenas um ano de existência, o Codese/DF já se tornou um bom exemplo para as novas instituições que vêm sendo implantadas em várias cidades. Jório Veiga e Andrea Hilaricki, representantes do Codese de Manaus, reuniram-se com o presidente Paulo Muniz e a secretária executiva do Codese/DF, Rosane do Valle, para trocar experiências, estruturar e formalizar a nova entidade. Em Manaus, como no resto do país, os Conselhos têm como patronos as classes produtoras e a sociedade civil organizada, e um único e apartidário princípio: propor medidas e projetos para tornar as cidades um lugar melhor para se morar.
         Paulo Muniz salientou a importância que as novas entidades têm para com a sociedade – propondo projetos aos futuros governantes com metas que não se restrinjam a um governo, visando a promoção do desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico, alinhadas às proposições das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. ”E esse comprometimento das autoridades só será atingido com a união de toda a sociedade Afinal, é o cidadão que paga a conta, cada vez...


Continue Lendo

Na periferia uma revolução que mantém viva a cultura de Brasília

Centros mantém jovens conectados com a vida e o futuro
07/05/2018
FONTE: Internet

A mudança no meio social da juventude que vive nas periferias de Brasília só ocorrerá a partir da ocupação dos espaços públicos para a prática de atividades saudáveis e lúdicas, das manifestações artísticas, da cultura urbana, música, dança, esportes, educação, comunicação comunitária, empreendedorismo social. Mas, infelizmente, isto não acontece: o GDF não tem recursos disponíveis para que sejam organizados esses centros culturais, lamenta Antônio de Pádua, criador da RUAS – Rede Urbana de Ações Socioculturais, e gestor da Câmara Técnica de Cultura do Codese.
       É preciso descentralizar a cultura e, principalmente pensar e discutir políticas públicas que assegurem direitos, atendam às necessidades, promovam possibilidades e ofereçam subsídios para a juventude se expressar, experimentar, aprender e desenvolver suas aptidões e potenciais, propõe Pádua. É preciso construir centros culturais na periferia, através da Participação Público Privada e investir na formação de jovens para o mercado da cultura.
“A Rede...


Continue Lendo

Rosso adere a proposta do Codese para o desenvolvimento do Entorno

Processo exige novas leis e gestão eficiente para atender demandas
27/04/2018
FONTE: Paulo Cotta

         O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) comprometeu-se a participar dos esforços e propostas do Codese para dar novos empuxos ao desenvolvimento das cidades do Entorno e da Ride. Em reunião com o presidente Paulo Muniz e o gestor da Câmara Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride, Afonso Assad, o parlamentar garantiu que sua proposta de ampliação da Ride tem como objeto dar maior dinamismo às prefeituras, tornando-as mais aptas a oferecer serviços públicos mais condizentes com as necessidades da população.
        Muniz e Assad, pediram o encontro com o parlamentar de Brasília para explicar os temores do Codese de que uma ampliação do raio de ação da Ride, neste momento, poderia ser mais um entrave ao processo de desenvolvimento do Entorno em estudo no Conselho. Com o crescimento desordenado de Brasília e cidades da região sob sua influência, os problemas de educação, saúde, segurança e, principalmente emprego, atingiram níveis preocupantes, exigindo que governos e a sociedade civil organizada se unam em busca de soluções duradouras e que garantam a melhoria das condições...


Continue Lendo

Desenvolvimento do Entorno descontrairá pressão sobre Brasília

Fábrica de reciclagem vidro pode gerar emprego, renda e limpeza do meio ambiente
20/04/2018
FONTE: Internet

A Câmara Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia Ride, que tem quatro gestores –dois de Brasília e dois de Goiânia- está estudando a viabilidade de transformar a cidade de Santo Antônio do Descoberto num polo de desenvolvimento e distribuição de produtos para Brasília, Goiânia e Norte do País, além de atrair investimentos para a construção de uma fábrica de aproveitamento do vidro, abundantemente desperdiçado ou destruído no DF.
                Para Afonso Assad, um dos gestores da CT, quanto à logística de distribuição, envolve mais discussões com a Câmara de Logística, para compatibilizar o Porto Seco sediado no Polo JK com o provável novo setor de distribuição na cidade do Entorno. Quanto a construção da fábrica de vidro, Assad aponta números importantes que indicam a viabilidade do negócio: Brasília perde por mês pelo menos 500 toneladas do produto; Goiás, Tocantins, Mato Grosso e alguns estados do Norte, provavelmente quantidades enormes, garantindo o volume necessário ao empreendimento.
...


Continue Lendo

GDF apoia Hospital do Amor de prevenção do câncer em Brasília

O foco é a prevenção da doença com diagnósticos permanentes
18/04/2018
FONTE: Milca Santos

O governador Rodrigo Rollemberg manifestou hoje (18/04) seu interesse em auxiliar a implantação em Brasília do Hospital do Amor (Hospital do câncer de Barretos), durante reunião com o presidente da Fundação da Fundação Pio XII, Henrique Prata. O encontro, promovido pelo CodeseDF, que vem apadrinhando a vinda da instituição, reconhecida mundialmente como uma das mais importantes no diagnóstico e prevenção de vários tipos de cânceres. Atuando em vários Estados, pode ser uma referência no atendimento de mais de 10 milhões de pessoas que vivem no eixo Brasília, Entorno e Goiânia.
Paulo Muniz, presidente do Codese, ao agradecer ao governador a presteza da audiência, salientou que os entendimentos para a vinda do hospital, já iniciados com os secretários da Saúde – Humberto Fonseca, e da Casa Civil – Sérgio Sampaio, indicam a viabilidade de Brasília sediar uma unidade desta instituição oncológica, que conta com a participação de 420 médicos altamente especializados que atendem 4.100 pacientes/dias, assistidos por 3.800 funcionários, em vários Estados. Ficou acertado que a Fundação apresentará seu...


Continue Lendo

Mobilização da população do DF em prol do Hospital da Criança de Brasília

Um modelo de gestão em saúde agoniza nas mãos do Ministério Público
17/04/2018
FONTE: Idea Comunicação

Brasília enfrenta, há vários anos, sérios problemas na área da saúde. Mas, apresenta algumas joias no atendimento público, a Rede Sarah e o Hospital da Criança, ambos administradas, com eficiência reconhecida, sem as amarras do Estado. A Rede Sarah, sociedade civil de utilidade pública Pioneiras Sociais, se expandiu pelo País, levando a cura e o conforto a milhares de pessoas, sempre mantendo um nível de excelência reconhecida internacionalmente. O Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), responsável pela gestão do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), também com reconhecida competência, é apontado como exemplo para vários países pela OMS. Mas, ficou impedida pela Justiça de participar de contratos com o poder público e pode fechar. 
 
O Codese, criado pela iniciativa de empresários e entidades das classes civis organizadas com o propósito de estudar e propor soluções de gestão para os governos de Brasília, se sente na obrigação de vir a pública repudiar a possibilidade de fechamento da importante unidade de tratamento infantil. Nossa intenção é que,...


Continue Lendo

Como ajuda Brasília a ter uma unidade do “Hospital do Amor”

Utilize o IR e faça uma doação de até 3% do imposto devido
13/04/2018
FONTE: Internet

Como atrair para Brasília um hospital filantrópico, referência na prevenção e tratamento do câncer, reconhecido internacionalmente como um dos mais respeitados, que funciona com ajuda da comunidade, e atende mais de 1,2 milhão de pessoas por ano em 10 unidades em várias cidades do país? Em busca de uma resposta que transforme o sonho em realidade, o Codese-DF (também uma organização social, sem fins lucrativos e apartidária) formou uma comissão de membros para montar uma estratégia que garanta à Fundação Pio XII – mantenedora do Hospital de Amor (Hospital do câncer de Barretos) - a aportar em Brasília e ser uma referência no atendimento a mais de 10 milhões de pessoas que vivem no Eixo Brasília, Entorno, Goiânia.
A direção do Codese estuda junto às Secretarias de Saúde e de Governo, a melhor estratégia para que o DF consiga sediar uma unidade desta instituição que conta com o trabalho de 420 médicos especializados e treinados nos mais importantes centros médicos do mundo e que atendem a 4.100 pacientes por dia; 3 800 funcionários; possuí os mais modernos aparelhos; atua em várias cidades, o que mais atende casos de...


Continue Lendo

Um modelo para dar eficiência e nova governança ao GDF

Soluções inovadoras e uma gestão profissional
28/03/2018
FONTE: Internet

           “Até 2030, Brasília estará entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver, com os serviços públicos em níveis dos países desenvolvidos”. Com esta visão de futuro, a Câmara Técnica de Gestão Pública do Codese, hoje coordenada pelos membros do movimento “Brasília de Volta ao Eixo”, objetiva propor soluções inovadoras de gestão e de políticas públicas que impactem significativamente na qualidade de vida da população do Distrito Federal.
        A idéia é que se amplie, com agilidade e excelência, os resultados dos serviços públicos; na promoção do equilíbrio fiscal e na gradual redução da carga tributária; no compromisso com o desenvolvimento econômico e social; na otimização de processos com respostas rápidas e estruturantes às empresas e às pessoas; no transporte e mobilidade acessíveis e com menor tempo e custo possíveis; no fomento à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de parques tecnológicos e do setor produtivo e muito mais. Estes são alguns dentre...


Continue Lendo

Esporte, saúde e cultura na formação de uma juventude sadia

Políticas públicas estáveis e integradas geram um futuro sadio
26/03/2018
FONTE: Antonio Silva

Ricardo Vidal de Oliveira, diretor executivo do Instituto Joaquim Cruz (que já assistiu a 12 mil jovens em Brasília), administrador de empresa com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, é o gestor da 19 ª Câmara Técnica do Codese, a de Esporte, Atividade Física e Lazer, que desde fevereiro vem atuado juntamente com membros da câmara.. Atleta, medalhado em várias competições nacionais e internacionais, Ricardo acredita que poderá contribuir efetivamente, agregando várias parcerias para a construção de políticas públicas voltadas para o esporte, participando ativamente da formação dos jovens de Brasília.
A prática esportiva é um bom caminho para dar oportunidades aos jovens de ter uma vida mais sadia. É uma cultura de prevenção dos desvios muito comuns nos tempos de hoje. Mas, para ser eficaz e suficiente, é precisa que ela seja integrada à educação, a saúde e a cultura, gerando oportunidades de transformação e formação de novas gerações sadias – física e eticamente- para um novo país, diz Ricardo. O papel dos governos é fundamental neste processo.
...


Continue Lendo

O mundo se une para combater as mudanças climáticas

“Hora do planeta” quer povo conectado com a biodiversidade
23/03/2018
FONTE: Site Hora do Planeta

A “Hora do Planeta” é a maior mobilização do mundo na conscientização sobre as mudanças climáticas e já faz parte do calendário brasileiro em muitas cidades. Este ano, a data de mobilização ocorrerá  sábado (24) e, com uma novidade: a campanha terá uma estratégia de três anos, até 2020, com foco na relação entre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade. Para isso, todos nós precisaremos estar #ConectadosNoPlaneta, novo mote da campanha global. Na mobilização no Brasil, há novas funcionalidades no site www.horadoplaneta.org.br que facilitam a inscrição de atividades e mostram o caminho para quem tem interesse de participar.
O Codese, que tem em seu programa de planejamento para o futuro de Brasília a sustentabilidade como um dos carros chefe, apoia a “Hora do planeta” e pretende estender sua programação a todas as atividades das diversas câmaras técnicas. Através da CT da Cidadania, vai realizar um intenso trabalho de conscientização, começando pelos jovens. Não há futuro sem...


Continue Lendo

Dias virtuosos estão próximos mas exige gestão mais eficiente do GDF

Presidente da ACDF prevê crescimento de 5% no PIB do comércio
22/03/2018
FONTE: Internet

Finalmente estamos vislumbrando um tempo de esperança de que dias virtuosos estão chegando. Cléber Pires, presidente da Associação Comercial de Brasília a seis anos e membro do Conselho Deliberativo do Codese, otimista, acredita no limiar de um tempo de bonança, capaz de corrigir os estragos do período de dificuldades econômicas, sociais e políticas dos últimos anos. “Vamos chegar ao final do ano tendo um crescimento de 4/5 no PIB no setor comércio e serviços”. Mas, alerta: para ser exitoso, este novo tempo tem que ser entendido e apropriado também pelo governo do Distrito Federal (DF), com a implantação de uma gestão mais eficiente e austera.

             Temos um País muito promissor e um Distrito Federal com possibilidades para encontrar caminhos estáveis com um novo ciclo de desenvolvimento, voltado para a geração de empregos e renda a uma massa de mais de 5 milhões de habitantes que moram em Brasília e Entorno. “Cabe ao setor privado operar essa transformação”, admite Cléber.
 
Mas, segundo ele, o estado precisa enxergar as classes produtoras como parceiras e não...


Continue Lendo

Brasília sonha com uma unidade do “Hospital de Amor "

Hospital do Câncer de Barretos estuda aportar no DF
20/03/2018
FONTE: Internet

       Como atrair para Brasília um hospital referência na prevenção e tratamento do câncer, reconhecido internacionalmente como um dos mais respeitados, que funciona com ajuda da comunidade, e atende mais de 1,2 milhão de pessoas por ano em 10 unidades em várias cidades do país? Em busca de uma resposta que transforme o sonho em realidade, o Codese-DF (também uma organização social, sem fins lucrativos e apartidária) formou uma comissão de membros para montar uma estratégia que garanta à Fundação Pio XII – mantenedora do Hospital de Amor (Hospital do câncer de Barretos) - a aportar em Brasília e ser uma referência no atendimento a mais de 10 milhões de pessoas que vivem no Eixo Brasília, Entorno, Goiânia.
      Em reunião com Luiz Antônio Zardini, diretor da Fundação Pio XII (criada em 1967), o vice-presidente do Codese, Luiz Carlos Botelho, anunciou a formação do grupo de trabalho, com a sua participação, do presidente Paulo Muniz, dos gestores das Câmaras Técnicas Cultura e Paz – Fabíola Orlando (coordenadora), de Cidadania – Antônio Custódio Neto, e Mara Abrahão,...


Continue Lendo

Codese DF faz balanço e mostra o que espera do futuro

Dia 12/03 a diretoria do Codese e seus 03 conselhos – Consultivo, Deliberativo e Fiscal, reuniram-se na sede da Fecomércio, para fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2017
13/03/2018
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Menos de um ano após sua fundação, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese), organização social sem fins lucrativos, apoiada por 62 entidades das classes produtoras e a sociedade civil organizada, já tem produtos e intenções a mostrar: sua 19 Câmaras Técnicas têm 242 voluntários que entregaram propostas de projetos emergenciais ao GDF, para implementação ainda na atual administração, e prepara um amplo Programa de Estado a ser apresentado, em agosto, aos candidatos que disputarão o GDF. 
Ao fazer o balanço das atividades na primeira reunião com diretoria e membros dos Conselhos Consultivo, Deliberativo e Fiscal, o presidente Paulo Muniz ressaltou o empenho dos voluntários - que são a alma do Codese,  e que estão envolvidos na produção do documento Codese DF 2018 – 2030  “O DF que a gente quer”, que aponta o futuro que a sociedade espera dos governos, a curto médio e longo prazo. 
Paulo Muniz e Fernando Brites – que é diretor financeiro e administrativo- enfatizaram a necessidade de o Codese receber novos aportes de recursos para sua manutenção e...


Continue Lendo

Codese se prepara para propor planos por uma Brasília melhor

Vai oferecer projeto de longo prazo para os candidatos ao GDF
20/02/2018
FONTE: Internet

O Codese começa o ano com uma proposta subscrita por todos seus membros: preparar um programa de Estado a ser apresentado, em agosto, para os candidatos ao GDF, em nome dos setores produtivos e da sociedade civil organizada. Para isso, recomenda o presidente Paulo Muniz, é preciso o comprometimento de todos, principalmente dos gestores das Câmaras Técnicas, que garantirá o protagonismo da entidade por sua atuação agregadora, com atividades que perpassam todas as áreas -  econômicas, sociais, sustentáveis e estratégicas- visando a busca do bem-estar coletivo.
            Agregador dos anseios da sociedade, apartidário, o Codese é repositório das demandas públicas e não opera com interesses de corporações ou de pessoas. Sua proposta é levar aos futuros candidatos ao GDF, projetos e planos de administração que refletem as expectativas da população que sonham com uma cidade melhor para se viver. E acreditar que isto só ocorrerá se as autoridades tiverem propostas para longo prazo e não apenas para um período de governo.
 Nosso objetivo, insiste Paulo Muniz, é elaborar um plano com visão do futuro, que...


Continue Lendo

Câmaras Técnicas participam de Workshop para conhecer a metodologia de trabalho para a criação do Plano “O DF que a gente quer!, a ser apresentado aos candidatos ao GDF em 2018

09/02/2018
FONTE: Toninho Silva

Na tarde da última quinta-feira, 08 de fevereiro, no salão de eventos do CDL-DF no SIA, gestores e membros do Codese-DF participaram do primeiro de uma sequência de seis workshops que terão como resultado o documento CODESE 2018/2030 - O DF que a gente quer!

A intenção é que este documento, o qual será apresentado em agosto de 2018 aos candidatos ao Governo do Distrito Federal nas próximas eleições, seja como uma “Carta de Navegação” para os próximos governos no DF, possibilitando a execução das propostas ali contidas, de forma articulada, sinérgica e eficaz através de ações estratégicas que, certamente, transformarão a realidade do DF, focando sempre em uma visão de futuro ancorada em perspectivas de curto, médio e longo prazo.

Com a participação de 104 integrantes, entre gestores e membros, das 19 Câmaras Técnicas do Codese, foram realizadas algumas dinâmicas tendo como elemento balizador as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conteúdo estruturante da Agenda 2030 - um pacto global pelo desenvolvimento...


Continue Lendo

No anel rodoviário, a esperança de novos polos econômicos no DF

Muito foi prometido, mas pouco se fez nos últimos 10 anos
01/02/2018
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O anel viário de Brasília, se e quando implantado, trará uma série de benefícios para a mobilidade no trânsito, fomentará o desenvolvimento econômico na periferia- gerando emprego e renda- aumentando a perspectiva de fixação da população perto do local de trabalho. Vai proporcionar a capitalização de investimentos nas áreas lindeiras, abrindo espaços para que Brasília se transforme no “hub” de cargas rodoviárias para todas as regiões do país. 
Para o diretor geral do DER/DR (responsável pelo projeto e execução do anel viário), Henrique Ludovice, essa será uma obra promissora para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal, um novo modelo operativo, moderno, descentralizado, sustentável e estratégico. Para a Comissão Técnica de Logística e Distribuição do Codese, o traçado do anel, priorizando o quadrilátero do DF, só será um gerador de desenvolvimento se houver a participação efetiva das classes produtoras, investindo em novas áreas e setores, descentralizando as regiões produtivas do DF.
Nos últimos anos, os mais de 10 programas de propostas de...


Continue Lendo

Números do desenvolvimento urbano do DF

A disponibilização das informações por parte do GDF será primordial para a elaboração dos projetos e plano de médio e longo prazo pelo Codese
16/01/2018
FONTE: Codeplan

Técnicos da Codeplan e da Secretaria de Gestão do Território e Habitação – SEGETH-  do GDF apresentaram aos diretores e gestores das Câmara Técnicas do Codese os resultados da pesquisa que realizaram sobre indicadores da qualidade e sustentabilidade territorial do DF, divididos em cinco dimensões:  mobilidade, informalidade fundiária, habitação, uso da terra, cobertura vegetal e água.
                     O trabalho, considerado fundamental entender os problemas atuais e garantir ao governo as condições de gerenciar as demandas e as definições das políticas públicas no Distrito Federal, apontou várias e relevantes informações: a metade das áreas urbanas de Brasília ainda estão desocupadas; apenas 56% da população têm acesso ao transporte público; 62% das áreas ocupadas estão região de recarga de aquíferos; o maior déficit habitacional é em Ceilândia; 60% das áreas sociais não possuem regularização; 37% dos terrenos não têm registro cartorial (destes, 70% dentro da...


Continue Lendo

Energias renováveis, um salto para o futuro

O DF que sonhamos: na vanguarda da eficiência energética e sustentabilidade, depende de ações do poder público para destravar as amarras que impedem seu desenvolvimento.
15/01/2018
FONTE: Internet

No Brasil, a participação das hidroelétricas na geração de energia elétrica é de 70%. As eólicas e as fotovoltaicas, alcançam 10%. As concessionárias estão sob grande pressão,  em razão do aumento da demanda elétrica e à baixa diversificação da geração. Esta situação tem levado a que sejam ativadas as centrais  termoelétricas, que poluem muito e geram aumento dos custos da eletricidade. 
A fragilidade orçamentária, o impacto ambiental, tempo de construção e a instalação de novas linhas de transmissão, impedem que o Governo Federal e os Governos Estaduais suportem o ônus da construção de novas hidroelétricas. Porque não buscar formas alternativas para garantir a produção de energia limpa? 
Para a Câmara de Energias  Renováveis do Codese, Brasília pode se tornar um modelo de políticas públicas em eficiência energética e sustentabilidade. Mas, isto exige interesse e providências do governo. 
Fernando Brites, gestor da CT salienta ser preciso estimular implantação de empresas de tecnologias...


Continue Lendo

Os problemas da precária saúde pública do DF

Gestão competente é a receita para diminuir a crise
04/01/2018
FONTE: Saúde Business

 A melhoria do sistema público de saúde no Distrito Federal passa por gestão competente, valorização e comprometimento, dos profissionais e treinamento contínuo dos profissionais. Este é receituário do médico Erickson Blun, renomado gestor da saúde, que descarta a falta de recursos como o culpado pela permanente crise porque passa a saúde público do Distrito Federal há vários anos.
 Orçamento não é o problema, salienta; o GDF dispõe de R$ 6,5 bilhões anuais para o setor, responsável pelo atendimento de cerca de três milhões de pessoas (de Brasília e Entorno), o que dá R$ 180,00 por mês para cada um dos usuários. Mesmo assim a justificativa pelo desarranjo no atendimento da população é sempre debitada na conta da falta de recursos.  O que falta mesmo é gestão dos profissionais encarregados de liderar o setor.
Dr. Erickson, com larga e longa experiência na gestão de unidades de saúde de vários hospitais, e membro da Câmara Técnica de Saúde do Codese, faz uma comparação de custos entre as unidades públicas e privadas da saúde: na privada, o custo de pessoal...


Continue Lendo

Brasília precisa se reinventar para criar empregos e renda para a população

É preciso criar motivações e identificar vocações produtivas no Entorno
18/12/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Brasília precisa encontrar mecanismos para produzir bens e diminuir suas dependências de importações de outras regiões. Só o governo federal gasta com compras, mais de R$ 40 bilhões por ano. Deste valor, pouco fica em Brasília, apesar do CNPJ dos compradores seja da Capital. Para mudar este panorama a Federação das Indústrias elaborou um documento propondo a criação e implantação de uma Agência de Desenvolvimento do DF. 
Graciomário Queiroz, Diretor de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológico da Fibra e gestor da Câmara Técnica da Indústria do Codese, tem a convicção de que a criação da agência, atuando em gestão compartilhada com o GDF, pode mudar o atual panorama de desemprego e queda de renda da população principalmente nas regiões mais afastadas do núcleo central e nos municípios do Entorno.
Criada para sediar os poderes da República, Brasília, em apenas meio século, esgotou sua vocação original, ser o centro administrativo do país. Com três de milhões de habitantes tornou-se um grande centro urbano, com todos seus problemas. Hoje, precisa se reinventar, suprir suas demandas,...


Continue Lendo

União fortalece planos para o futuro de Brasília

Codese e “Brasília de Volta aos Eixos” unidos por uma cidade melhor
14/12/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Brasília de Volta ao Eixo, que reúne entidades de classe de servidores públicos “unidas para o fortalecimento das políticas públicas do Estado em prol da sociedade”, aderiu ao Codese-DF e vai participar da Câmara Técnica de Gestão Pública. O convite, feito pelo presidente do Codese, Paulo Muniz, foi aceito pela liderança do movimento representado por Gerson V.P. Junior, Carlos Augusto Diniz e Márcio Bruno, por entender as pretensões das duas entidades convergem na” busca de uma Brasília melhor para sua população”.
O movimento “Brasília de volta ao Eixo” é projeto de parceria da Associação dos Procuradores do DF com as Associações dos Gestores em Políticas Públicas e Gestão Governamental, dos Auditores e Inspetores de Controle Interno e dos Auditores Tributários do DF. Essas entidades de classe de servidores públicos se uniram, pela primeira vez em Brasília, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas do Estado em benefício da sociedade.
Como o Codese, o “Brasília de Volta ao Eixo” é um movimento apolítico e apartidário, como iniciativa da sociedade civil organizada, e tem...


Continue Lendo

A Brasília que queremos: brigar para quê?

Câmara de Cultura de paz e não Judicialização propõe soluções alternativas para litígios
11/12/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O Judiciário tem sido o grande algoz para aqueles que precisam de decisões rápidas para seus litígios. Hoje, entulhado por mais de 109 milhões de processos, ele não tem como dar esperanças rapidez àqueles que recorrem às mais diversas cortes em busca de solução para seus problemas. Mesmo tendo sido adotado novas tecnologias e investimentos em pessoal, dificilmente o Judiciário chegará a encontrar o caminho para superar a morosidade a que está condenado, sem que se diminua o excesso de ações, cujo número aumenta ano a ano. 
 
A Câmara de Cultura da paz e de não Judicialização do Codese, foi criada exatamente para desenvolver, fomentar e difundir procedimentos e métodos eficazes de solução de conflitos, promovendo a prevenção e a redução de litígios e contribuindo para a promoção do acesso à justiça. A advogada Fabiola Orlando, gestora da Câmara, acredita que só com a constante inovação e o aprimoramento dos mecanismos de solução de disputas podem responder às aspirações da sociedade.  
- Os métodos consensuais são formas de engajamento da...


Continue Lendo

Codese inicia estudos para o futuro do DF e Entorno

Os municípios que participam da Ride estão no foco das ações do Codese para 2018
06/12/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

A Câmara Técnica Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e RIDE do Codese-DF definiu suas ambiciosas metas para 2018, que farão parte das propostas a serem apresentadas aos candidatos ao GDF, em agosto do próximo ano. Essas proposições começam a ser estudadas e detalhas a partir de janeiro, envolvendo a dinamização do desenvolvimento dos municípios que compõem a RIDE. “Vamos correr atrás das oportunidades que possam ser ativadas, buscando nova governança, mais proativa para os municípios, com o apoio dos governos de Goiás e do Distrito Federal”, salientou Afonso Assad, gestor da Câmara.
Paulo Muniz, presidente do Codese, sugeriu que os estudos sejam objetivos e que atendam às expectativas dos municípios, em acordo com a Sudeco, programa de ODS da ONU, e, participação nos diversos Conselhos do GDF, para destravar ações que podem ser desenvolvidas na região. “Temos que olhar para o futuro com ações que podemos realizar, em nome da sociedade, para constar na agenda dos governos”, sinalizou.
A atenção da CT Eixo para a melhoria da qualidade de vida dos cinco milhões de habitantes da região passa por várias...


Continue Lendo

Codese em Ação

Foi criado mais um meio de comunicação para o Codese se conectar com a população
04/12/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Com o lançamento do jornal Codese em Ação, jornal mensal, encartado no Correio Braziliense, estamos mais perto da sociedade, informando-a dos nossos trabalhos e ações, tendo sempre como foco o bem-estar-estar e a melhor qualidade de vida da população.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico, formado por líderes da sociedade e das classes produtoras, tem como característica a participação voluntária de seus membros, e o olhar para o futuro de Brasília e Entorno, sem compromissos político partidários. Nosso compromisso é pensar em soluções de curto, médio e longo prazo, planejando ações econômicas e sociais que podem resultar numa região melhor para se viver.
O Codese é uma organização civil, sem fins lucrativos, que se propõe a levar às autoridades, atuais e futuras, os anseios da sociedade por uma vida melhor, atendida em suas necessidades elementares, exigida por todos os cidadãos que pagam impostos. Com o jornal, esperamos estar cada vez mais perto dos cerca de 5 milhões de habitantes –Brasília e Entorno- que são a razão de nossa existência.


Continue Lendo

Codese perde o companheiro Evaristo de Oliveira

Seu ultimo legado ao Codese foi sua participação na criação do jornal “Codese em Ação”.
23/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Com a morte de Evaristo de Oliveira o Codese perde um amigo e grande aliado. Ainda na terça-feira, na posse da diretoria, em evento que contou com a presença das mais ilustres autoridades do DF, Evaristo deveria assinar o termo de posse como Conselheiro, representando a Fundação Assis Chateaubriand. Paulo Cesar  Marques    assinou por ele.
Paulo Muniz, presidente do Codese, ao  lamentar a morte do amigo Evaristo, faz questão de lembrar o caráter do profissional que durante 52 anos dedicou sua vida ao Correio Braziliense: gentil, sempre tinha uma palavra e um gesto de apoio. Isto ocorreu quando iniciamos as discussões para formar a entidade, com a participação das lideranças empresariais e sociedade civil organizada, com o propósito de dar a Brasília e Entorno  novas alternativas de desenvolvimento econômico, social, estratégico e sustentável.
Goiano , Evaristo conhecia bem os problemas do Entorno, de sua cidade –Luziânia, e, como lembrou,  sempre quis participar do movimento que prevê dias melhores para aquela população, com mais justiça social, melhores empregos e, consequentemente, melhor qualidade de vida.
Na reunião de Diretoria do Codese, realizada no Correio...


Continue Lendo

Codese, união de sociedade e governo por uma Brasília melhor

A posse da Diretoria Executiva e Conselhos do Biênio 2017/2019 aconteceu dia 21 de novembro no auditório da Confederação Nacional do Comércio – CNC.
23/11/2017
FONTE: Milca Santos

“O Codese surgiu para suprir lacunas nas relações entre a sociedade e os governos, propondo uma nova pauta de interesse da sociedade aos futuros governantes de Brasília, com planejamento econômico, sustentável e estratégico de longo prazo”, disse Paulo Muniz, ao assumir a presidência da entidade, em solenidade que contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, presidente da Assembléia Distrital –Joe Valle, presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios - Leonardo Bessa, dirigentes de entidades empresariais, da OAB, Secretários Estados, parlamentares e apoiadores do Codese.
“Unidos pelo mesmo desejo de lutar por uma cidade melhor para se viver, o setor produtivo e a sociedade civil organizada de Brasília abraçaram o desafio de buscar novos caminhos que levem à melhoria de vida da população do Distrito Federal e cidades do Entorno. O Codese, é um projeto cimentado na participação da sociedade organizada, agente e não espectadora das definições das políticas de desenvolvimento. Com apoio técnico, propõe perseguir, com  realismo,  a vocação de cada cidade, para projetar o futuro que suas populações...


Continue Lendo

Codese, um caminho social para o futuro

A sociedade organizada e as classes produtoras, reunidas sobre o guarda-chuva do Codese
09/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O Codese-DF foi criado para ser um elo entre a sociedade organizada e os governos. Para pensar no futuro, na melhor condição de vida para a população, ese prontificar como gestora parceira das ações dos governos. Buscar uma cidade melhor para se morar. Em menos de 150 dias, trabalhando com um enorme contingente de abnegados voluntários, já apresenta suas primeiras sugestões para que a administração pública responda com ações às aspirações da população. São medidas de curto prazo. Mas, sua proposta é planejar o futuro, buscando acelerar a economia, sempre com o trabalho e o desejo da sociedade organizada.

Proclamamos o uso de tecnologias modernas como argamassa dos projetos e planejamentos que pretendemos apresentar aos próximos governantes de Brasília, sempre em nome e para o bem-estar da sociedade, que hoje carece de estímulo para aguardar o prometido futuro. Estudamos uma cadeia enorme de desafios- saúde, segurança, educação, moradia, transporte público, justiça e paz, turismo, entorno, desenvolvimento humano, energias renováveis, indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, vestuário e modas. Com esforço,...


Continue Lendo

Após três anos Coaride se reúne com participação do Codese

O Coaride realizou sua 22ª reunião ordinária com a presença de seus conselheiros
09/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Sudeco

O COARIDE (Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), depois de 3 anos, realizou, sua 22ª reunião ordinária com a presença da totalidade de seus conselheiros e promessa de imprimir rumos para a articulação de governos, órgãos públicos e entidades na promoção econômica e social dos municípios desta área envolvendo Brasília e municípios de Goiás e Minas Gerais, na chamada área do Entorno.

O Codese participou da reunião, como convidada, com o presidente –Paulo Muniz, o vice-presidente – Luiz Carlos Botelho, o gestor da Câmara Técnica Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride –Afonso Assad, e manifestou mais uma vez sua disposição de encontrar soluções para o desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico da região que tem cerca de 5 milhões de habitantes.

A Ride, integradas por 22 municípios de Goiás e Minas Gerais, recebe impactos –positivos e negativos- do Distrito Federal, e, por isto, merece atenção especial do Codese, que tem uma câmara técnica especial para estudar as melhores práticas...


Continue Lendo

Os caminhos do TI para a maturidade no DF

Para impulsionar o setor , a Câmara de Tecnologia apresenta sugestões ao GDF
08/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

As empresas do setor de Tecnologia da Informação do Distrito Federal têm dado substancial contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região. Estimativas apontam para um número que ultrapassa 3.000 empreendimentos, de diversos portes e dedicados aos mais variados segmentos, ofertando em conjunto cerca de 30.000 postos de trabalho de alta qualificação, em sua grande maioria, faturando aproximadamente R$ 3,5 bilhões (dados de 2015). 

 

Ricardo Caldas, gestor da Câmara de Tecnologia, salienta que as empresas aqui localizadas atendem a clientes altamente exigentes e sofisticados em suas demandas por serviços e soluções tecnológicas: Governo Federal, Congresso Nacional, Tribunais Superiores, empresas estatais e agências reguladoras, além do próprio Governo do Distrito Federal. Este conjunto de exclusivos clientes exige que as empresas aqui localizadas apresentem alta capacitação tecnológica na prestação de serviços,

 

Mas, nem tudo acontece num cenário de brigadeiro: as empresas têm perdido competitividade por motivos que fogem completamente à sua governança, porém de muita importância relativa. Ricardo explica:...


Continue Lendo

Codese e Sudeco buscam cooperação para desenvolver área da Ride

22 municípios devem ganhar impulsos para seu desenvolvimento
07/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O presidente do Codese, Paulo Muniz e o Superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), Antonio Carlos Nantes, em reunião ontem (06/11), deram início aos estudosem busca de formas de cooperação que possam gerar maior desenvolvimento dos 22 municípios da região da Ride. Os trabalhos já vêm sendo realizados, isoladamente, na Comissão Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride, pelo Codese, e a reativação do conselho diretor da Ride, pela Sudeco.

O desenvolvimento da região, que abriga mais de 5 milhões de pessoas, é de interesse do governo de Goiás e do Distrito Federal e recebe apoio dos dois governadores, Marcone Perillo e Rodrigo Rollemberg, salientou um dos coordenadores da CT do Codese, Afonso Assad.  Para que as ações se concretizem, disse, é fundamental o apoio da Sudeco, em ações conjuntas que levem ao maior conhecimento do perfil de cada município, suas vocações e expectativas. Hoje este movimento vem sendo realizado pelo Codese e pela Sudeco, mas de forma isolada.

Para o superintendente da Sudeco, a aproximação com oCodese é muito importante para a realização de um...


Continue Lendo

Melhorar as cidades é a proposta do Codese

Em Goiânia, os primeiros exemplos de colaboração
01/11/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Qual “O futuro da minha cidade”? foi o tema do workshop organizado pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC) em Goiânia, que reuniulíderes de 18 entidades (atuando ou em fase de construção, em14 estados), que têm como objetivo formular e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico das cidades, em parceria com as prefeituras. O evento contou com a presença do governador Marconi Pirillo e do prefeito de Goiânia, Iris Resende.

As discussões giraram em torno da preparação das cidades para enfrentar o futuro, tendo como foco o planejamento para garantir que essas concentrações cada vez maiores de habitantes possam oferecer condições melhores se viver. “Só com a participação efetiva das classes produtoras e da sociedade civil organizada, compartilhando a gestão com os governos, pode resultar em ganhos para a sociedade” salientou o orientador do seminário, Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, a primeira cidade a criar o Conselho de Desenvolvimento.

Para José Carlos Martins, presidente do CBIC, a criação do Codese vai dar um novo formato para os debates sucessórios dos executivos das cidades, a...


Continue Lendo

Convenção debate participação da sociedade na definição de seu futuro

Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Cultura da Paz e corrupção na pauta
30/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Realizada entre os dias 25 e 27, no Centro de Convenções de Brasília, com participação de vários países da América Latina e representações mundiais (PNUD e ONU), ministros, profissionais do Direito e estudantes, a II Convenção Mundial de Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais, discutiu e propôs meios de implementação efetivo dos direitos humanos em toda a América Latina.

Como resultado final, lançou a Carta de Brasília, convocando o engajamento de todos para a conscientização da sociedade a respeito e esforço para buscar “a América Latina que queremos, fomentando o debate através das forças sociais para construir o mundo que almejamos a partir da consciência de transformação de cada cidadão”.

O documento propõe ainda que cada um dos brasileiros busque fortalecer as instituições nacionalmente relevantes, construindo atalhos para diminuir a distância estabelecida entre o poder público e a sociedade, com foco na prevenção da violência contra a mulher e a criança; no tráfico humano e de órgãos; ao bullying; ao suicídio. E, principalmente, fomentando...


Continue Lendo

Codese: um olhar sobre o futuro de Brasília

Como ultrapassar as dificuldades unindo sociedade e governo
27/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

O presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, participou da II Convenção Mundial dos Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais, realizado em Brasília (25 a 27 de outubro) em dois eventos: debatedor no painel “Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas suas formas” e apresentou as propostas do Codese na palestra “A Brasília que queremos: governo e sociedade; brigar para quê? ”

Pela manhã, quando se discutiu o combate à corrupção, Paulo Muniz salientou total engajamento do Codese ao movimento, através das Câmaras de Cidadania e de Cultura de Paz e Não Judicialização, na campanha #todosjuntoscontraacorrupção, “por acreditar ser ela fundamental para a formação das futuras gerações”.

Ao se colocar à disposição da rede colaborativa do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, o Codese vai atuar para consolidar o combate efetivo aos desmandos por meio da educação para a cidadania e honestidade, gerando a consciência da necessidade do controle social da gestão pública, atividades basilares do Conselho.

 Queremos operar em todos os ambientes...


Continue Lendo

Redenção do Entorno só virá com a união de todos os atores

A reativação da Ride é o primeiro passo
18/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Asbraco

A união e o desenvolvimento econômico e social da região da Ride – Brasília, 22 municípios goianos do Entorno e três municípios mineiros- só se realizará com a união de todos, operando as vocações produtivas de cada uma cidade, formando uma “cadeia produtiva”. Sem isso os processos isolados de desenvolvimento não terão robustez para garantir a melhoria da qualidade de vida da população e não gerará recursos para a ocorrência de uma infraestrutura básica necessária a todo o processo produtivo. 
O alerta foi feito pelo vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese-, Luiz Carlos Botelho, durante reunião da Câmara Técnica “Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride”, que teve a participação de representantes do GDF (secretarias do Desenvolvimento, Fazenda e Terracap), das prefeituras dos dois estados e do Governo de Goiás. A Câmara tem quatro gestores (dois de Goiás - Adair Ribeiro e Carlos Alberto Moura e dois de Brasília – Afonso Assad e Luiz Carlos Botelho).
A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as...


Continue Lendo

Sem apoio público turismo engatinha em Brasília

Autoridades esqueceram a importância do setor
17/10/2017
FONTE: Foto internet

Brasília, capital da República, tem um enorme potencial turístico – cívico, arquitetônico, religiosidade, jurídico e, nas imediações, histórico.Motivos não faltam para que as pessoas procurem conhecê-la.Mas, ainda hoje Brasília não se preparou para receber a leva de visitantes que aporta; não oferece serviços profissionais de receptivo e, sequer tem um mapa para ofertar àqueles que se aventuram a conhecer a capital de todos os brasileiros. Mesmo com o descaso administrativo, o turismo representa 2,5% no Produto Interno Bruto (2013) da cidade

Mais de 90% dos turistas que visitam a nossa cidade são brasileiros. Para recebê-los bem seria necessário fomentar a integração dos órgãos e entidades que atuam no setor – hospitalidade e gastronomia, fazendo a promoção do destino Brasília, valorizando a nossa marca como capital, vendendo a cidade, para o Brasil e para o exterior. Estes são os principais pontos defendidos pela Câmara Técnica de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF-Codese para incrementar esta indústria que em todo o mundo é fator de riqueza e...


Continue Lendo

Codese e PNUD têm a mesma pauta para o desenvolvimento sustentável

Codese promove seminário para nivelar conhecimento sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS que integram a agenda 2030 da ONU.
10/10/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Ieva Lazareviciute, Assessora de Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou no seminário com os dirigentes Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico – Codese-DF, o significado dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que integram a agenda 2030 da ONU. Os ODS estão sendo discutidos como um conjunto de referências que vão ajudar na construção de metas e propostas a serem apresentadas, no próximo ano, como plano de Desenvolvimento de Brasília.

 Para o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, o compromisso de trabalhar para que Brasília tenha um Plano que seja de Estado e não apenas de uma ou no máximo duas administrações, em caso reeleição. Esses conceitos de continuidade administrativa e de planejamento de longo prazo serão apresentados aos candidatos ao GDF.

 Criado este ano por entidades empresariais e a sociedade organizada, o Codese se propõe buscar cooperação junto a órgãos e entidades para encontrar soluções que viabilizem projetos de desenvolvimento sustentável para Brasília e Entorno, região que tem uma população...


Continue Lendo

Convenção debaterá temas sobre direitos e garantias constitucionais

Codese participa do evento com Câmaras Técnicas
09/10/2017
FONTE: HMP

A Rede Internacional de Excelência Jurídica; o Instituto Brasiliense de Desenvolvimento Sustentável; o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese/DF; o Centro de Investigação Jurídica de Lima; e a Academia Mundial de Justiça Restaurativa, vão realizar, nos dias 25 e 27 de outubro, em Brasília, a II Convenção Mundial dos Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais.

 

    O Codese participará do evento por meio de suas Câmaras Técnicas  de Cultura da Paz e Não Judicialização e de Cidania. Esta segunda convenção continental foi preparada para magistrados, procuradores, advogados, técnicos, estudantes universitários e público interessado a tornar ativos e eficazes os novos desafios do Direito Constitucional e Procedimento Constitucional. Ela será palco de análises profundas das principais etapas do Sistema Mundo e da América Latina constitucional do ponto de vista doutrinário, jurisprudencial e técnico.

.

A Convenção contará com renomados juristas de toda a América Latina: Reyler Rodríguez Chávez (PERU); Jorge...


Continue Lendo

Codese entra na luta contra a corrupção

Educação e cidadania são essenciais
05/10/2017
FONTE: Assessoria Codese DF

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico - Codese-DF vai participar ativamente do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção lançado pela ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), atuando como multiplicador e indutor das mensagens éticas junto à sociedade civil organizada do Distrito Federal e Entorno.

O presidente Paulo Muniz, e os gestores da Câmara de Cidadania -Antônio Custódio Neto, e da Câmara de Cultura de Paz e Não Judicialização, Fabíola Orlando, em reunião com Luciana Asper, promotora de justiça do MPDFT e uma das representantes da campanha #todosjuntoscontraacorrupção, garantiram o total engajamento do Conselho ao movimento, por acreditar ser ele fundamental para a formação das futuras gerações.

O desenvolvimento em todos os ambientes em condições propícias para a experimentação de dilemas e ferramentas do caráter para escolher a honestidade incentivará a criação de programas dentro dos ambientes organizacionais e comunitários. Isto formará cidadãos resistentes...


Continue Lendo

Codese e PNUD no mesmo espírito de ajudar o DF

Unidos podem fazer do DF um lugar melhor para se morar
04/10/2017
FONTE: Ministério das Relações Exteriores

Diretores, Conselheiros e os coordenadores das 17 Câmara Técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal –Codese-DF, definiram quais as medidas emergenciais de desenvolvimento econômico sustentável que serão apresentadas ao governador Rodrigo Rollemberg, ainda este mês. Eles fizeram um balanço das propostas das Câmaras Técnicas, de curto, médio e longo prazo,e escolheramas 10 sugestões que serão levadas ao GDF.

O encontro, com a presença do presidente Paulo Muniz , do diretor administrativo financeiro Fernando Brites, dos membros do Conselho Deliberativo Afonso Assad, Cléber Pires e José Carlos Magalhães Pinto , e de vários gestores de câmaras técnicas, discutiu ainda a viabilidade de o Conselho adaptar suas metas para o DF e Entorno aos objetivos da agenda 2030 da ONU – ODS . Nos próximos dias a direção do Codese e os representantes do PNUD vão discutir os termos de cooperação mútua para buscar soluções que viabilizem projetos de desenvolvimento sustentável para Brasília e Entorno, região que tem uma população superior a 5 milhões...


Continue Lendo

Codese une governos de Brasília, Goiás e Entorno pelo desenvolvimento

Representantes dos estados e prefeitos concordam por ações imediatas
27/09/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

 Representantes dos governos de Brasília e Goiás, reunidos ontem no Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF-Codese com prefeitos de 20 cidades do Entorno, concordaram em unir esforços para reativar a RIDE, que tem como missão financiar o desenvolvimento de uma região com mais de 5 milhões de habitantes. Recursos existem, o que é precisa é reativar o Conselho da Ride, responsável pela aprovação dos projetos e que não se reúne desde 2015, dizem os técnicos do GDF.
Ao convocar os prefeitos e os órgãos do GDF e do governo de Goiás para a reunião da Câmara Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride, o Codese se propõe e enfrentar os problemas e encontrar soluções que viabilizem a refundação da RIDE, criada a 20 anos, e que até hoje pouco tem feito para o desenvolvimento econômico e social da região, salientou o presidente Paulo Muniz.
A Câmara Técnica, com quatro gestores –dois brasilienses e dois goianos- é o elo de aproximação entre Brasília e Entorno – região de população crescente- que precisa ser cada...


Continue Lendo

Saúde no DF é cara e ineficiente

O Codese tem buscado informações para conhecer a realidade dos problemas da Saúde do DF
21/09/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Com orçamento de R$ 6,2 bilhões, a área de saúde do GDF há vários anos se contorce para tentar atender às crescentes demandas da população de Brasília e várias cidades de Minas, Goiás e até Bahia. A estrutura de custos da Secretária e sua ineficiência foi tema de debate ontem na Câmara Técnica da Saúde do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF – Codese, que prepara um plano de desenvolvimento sustentável para Brasília, de curto, médio e longo prazo (2030), que será apresentado aos futuros candidatos ao GDF.
À distorção na aplicação dos recursos é, segundo os técnicos, um entrave à melhoria de qualidade da prestação dos serviços de saúde: 81% do orçamento são destinados aos recursos humanos para pagamento de servidores, e apenas 1,7% podem ser utilizados para investimentos. Esta distorção, agregada à má gestão do setor, impedem que a saúde tenha um desempenho capaz de seguir o crescimento da demanda. Para Adriano Amaral, gestor da CT de Projetos Estruturantes do Codese, uma gestão de ociosidade, de rearranjo das...


Continue Lendo

Conquistar a paz sem a judicialização é a proposta do Codese

É o momento de empresas repensarem o processo de escolha entre a Judicialização ou os Métodos Adequados de Resolução de conflitos.
19/09/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

A solução para os litígios não está na judicialização mas sim na busca de métodos consensuais que são menos onerosos, mais amigáveis e rápidos. Mas,ainda hoje predomina no Brasil a “cultura da sentença”. O Poder Judiciário enfrenta um grande acervo de processos, tendo tramitado só este ano, mais de 109 milhões deles em todos os Tribunais do país. A situação da Justiça brasileira, em parte, reflete a situação da sociedade brasileira, que precisa se organizar melhor em termos de solução de controvérsias.

 Em busca dessa organização, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF- Codese- criou a Câmara da Cultura da Paz e não Judicialização para promover a articulação interinstitucional e multidisciplinar para desenvolver, fomentar e difundir procedimentos e métodos eficazes e eficientes de resolução de conflitos. A advogada Fabiola Orlando, gestora da Câmara, prevê que, “promovendo a prevenção e a redução de litígios, todos estaremos contribuindo para a promoção do acesso da...


Continue Lendo

Um caminho sem volta: a sociedade quer participar ativamente do governo

Artigo escrito pelo Presidente em Exercício do Codese DF – Luiz Carlos Botelho
16/09/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

Criado há menos de 90 dias, fruto do esforço voluntário do setor produtivo e da sociedade civil organizada, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal –Codese DF, deixou rapidamente as fraldas para assumir um papel ativo na vida de Brasília. Sem conotação partidária e responsabilidades distribuídas entre as 17 câmaras técnicas, formadas hoje por 250 técnicos, profissionais, empresários e acadêmicos, que emprestam seus talentos para criar soluções para  minimizar as agruras da cidade.
O Codese vem para despertar a capacidade de formulação de políticas e projetos ao tempo em que cria condições de financiar e empreender o território através de negócios que se sustentem no tempo e potencializem o uso da inteligência disponível na cidade. Embora seja uma urbe com grande volume de capital intelectual, rotineiramente esse capital está ocupado em cumprir, no governo, meras missões burocráticas. O que buscamos é agregar essa inteligência e dar rumo às propostas por elas geradas. Procuramos aproveitar os ventos quando favoráveis para articular orgânica e sistemicamente uma linha de...


Continue Lendo

GDF, CLDF e CODESE juntos pelo desenvolvimento do DF

O Codese, com apenas 90 dias de existência, tornou-se parte importante nas tomadas de decisões sobre a gestão pública.
15/09/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Asbraco

Reunidos hoje, sexta feira (15) no Sinduscon, em encontro promovido pelo Codese - três secretários de estado- Fazenda,Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o presidente do Instituto de Previdência,  o presidente da Câmara Legislativa e vários líderes empresariais, tiveram quatro horas de discussão, onde o assunto principal  deveria ser a reforma da previdência pública, mas acabou sendo uma prestação geral das contas do Estado.

Da reunião ficou acertado que, até a próxima segunda feira o grupo de trabalho que está preparando o projeto a ser submetido à Câmara dia 19 , apresentará para o Codese sua  versão final, no formato fatiado em três partes ou completo.

Os secretários da Fazenda – Wilson José de Paula, do Planejamento – Leny Lemos e do Desenvolvimento Econômico - Antonio Valdir, mostraram, com realismo, a atual situação econômica  do DF e da Previdência do DF. E, todos concordaram que o Estado precisa diminuir seu tamanho. E, segundo Antonio Valdir, tem que haver um destravamento e modernização da máquina pública, tornando atrativa aparticipação dos investimentos particulares no...


Continue Lendo

Codese vai opinar sobre a reforma da previdência do GDF

O governo precisa enfrentar com coragem a necessidade de dar ênfase à gestão publica e não apenas agir com medidas paliativas
12/09/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Asbraco

O Codese-DF vai decidir, na próxima sexta-feira (15/09) qual proposta de reforma da previdência que atende melhor às necessidades de Brasília. Hoje, terça-feira, o CODESE em longa reunião com o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, o vice-presidente Luiz Carlos Botelho, admitiu que a proposta substitutiva apresentada pelo presidente da Câmara, de alocar recursos do fundo para o socorro de R$ 170 milhões/mês, até o final do ano, ao Tesouro do GDF, poderá ser uma alternativa para resolver o problema imediato de caixa do Estado, gerando, produzindo tempo para que uma solução definitiva de longo prazo seja encontrada para o grave problema da Previdência do DF.
Segundo Joe Valle, o pedido de urgência para a votação do projeto do governo, sob pena de o estado não dispor de recursos para pagar o funcionalismo, vai contra o aconselhamento de especialistas e do bom senso, e poderá acarretar sérios problemas, como já ocorreram em alguns estados. O presidente da Câmara, alerta que a rapidez na votação de assunto tão importante para a economia e o futuro dos pensionistas, pode resultar em prejuízo geral, para governo, sociedade (que paga a conta) e os servidores.
O presidente da...


Continue Lendo

Sociedade civil propõem projetos e ajuda na gestão de Brasília

As primeiras sugestões de caráter emergenciais do Codese-DF serão apresentadas ainda este mês ao governador Rodrigo Rollemberg.
04/09/2017
FONTE: Youtube

A efetiva participação do Codese-DF na definição dos caminhos que Brasília deve trilhar para a construção de uma cidade melhor para se viver foi louvada em entrevista à imprensa pela empresária Janete Vaz, presidente do grupo SABIN. Ao descartar sua participação na vida partidária, a empresária ressaltou que faz políticas públicas todos os dias, contratando funcionários e pagando os impostos. Janete participa do Codese-DF, na Câmara Técnica da Saúde, ondecontribui, de forma voluntária, com experiência e gestão, na formulação de políticas para o setor.
 
A sugestão de Janete tem apoio de outras empresas além da SABIN e de 58 entidades e organizações que participam hoje do Conselho. Como diz o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, o Distrito Federal recebe, como todo o Brasil, os efeitos virais dos tempos de ansiedade e atribulação. “Nós, instituições da sociedade civil organizada, temos o dever de nos movimentar, pensar e apresentar soluções que alavanquem nossa economia. Estamos orgulhosos de estar juntos com diversas instituições que partilham do mesmo...


Continue Lendo

Codese reúne Câmaras Setoriais e analisa sugestões para levar ao GDF

Propostas emergenciais serão apresentadas a Rollemberg em setembro
25/08/2017
FONTE: Alan Rones

Criado oficialmente a menos de 90 dias, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal -  Codese/DF- reuniu pela primeira vez os membros das 17 Câmaras Técnicas para fazer balanço de suas atividades, e apresentar sugestões de curto, médio e longo prazo para melhorar a qualidade de vida da população. As propostas de curto prazo serão analisadas pela direção do Codese e levadas ao governador Rodrigo Rollemberg em setembro.

O encontro, que teve a participação de 148 voluntários que atuam nas câmaras técnicas, demonstra o acerto da criação do Codese, que rapidamente consegue traduzir em sugestões muitas das reivindicações da sociedade, salientou Paulo Muniz, presidente do Conselho. “Hoje já temos o apoio efetivo de 58 entidades da sociedade civil organizada e estamos nos organizando para levar aos governantes, atuais e do futuro, os anseios por uma Brasília melhor para se viver”.

Paulo Muniz acredita que, para vencer os momentos turbulentos é necessário encarar de frente os déficits econômicos e sociais que viemos acumulando ao longo da história- nas áreas da educação, saúde,...


Continue Lendo

Codese sugere reativação da RIDE para desenvolver Entorno

Brasilienses e goianos estão unidos para desenvolvimento integrado
24/08/2017
FONTE: Assessoria Codese DF

A Câmara Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia, uma das mais importantes do Codese-DF, aprovou ontem moção de trabalhar em união com o Codese-GO, e os governadores do dois estados, para reativar o programa RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), criado em 1998 pelo governo federal. O programa, que nunca saiu do papel, foi considerado indutor de um processo de integração entre Brasília e Goiás capaz de produzir desenvolvimento para a região, que tem mais de 4,4 milhões de habitantes.
A Câmara tem quatro gestores, sendo dois de Brasília (Luiz Carlos Botelho Ferreira e Afonso Assad) e dois de Goiás (Adair Ribeiro Carneiro Sobrinho e Carlos Alberto Moura), tem representantes das Secretarias da Fazenda (Marcia Robalinho) e Desenvolvimento (Espedito Henrique Jr) do GDF, Wesley Bento (OAB-DF), Simão Cirineu- representante do governo de Goiás, e vários outros membros representando entidades empresariais e a sociedade civil organizada.
Luiz Carlos Botelho, presidente do Sinduscon, salientou a necessidade de o Codese trabalhar de forma aglutinadora para apresentar propostas de desenvolvimento que garantam um processo longo e eficiente de desenvolvimento para a região...


Continue Lendo

Codese DF e GDF podem trabalhar em conjunto para desenvolver o Distrito Federal e a Ride

O Codese busca a integração com o GDF
21/08/2017
FONTE: Assessoria Codese DF

Dirigentes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal –Codese/DF- e os secretários de Desenvolvimento e da Fazenda, iniciaram conversações para ações conjuntas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno –RIDE, uma área com mais de 56 mil quilômetros quadrados, 22 dois munípios (Goiás e Minas Gerais) e mais o DF, com cerca de 4,3 mlhões de habitantes.
Para o presidente do Codese, Paulo Muniz, a integração econômica e social desta região é fundamental para que o processo de desenvolvimento possa ser vetor de melhoria da qualidade de vida da população. Atualmente, os índices observados não são animadores, exigindo atenção redobrada das autoridades em áreas como educação,mobilidade urbana, saúde e segurança.
O Codese, que tem uma câmara técnica específica para tratar das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride, vem buscando aproximação com os diversos órgãos do GDF para conseguir acesso a dados que possibilitem  desenvolver estudos técnicos visando o desenvolvimento integrado...


Continue Lendo

Codese DF - uma nova forma de pensar o futuro do Distrito Federal

Por Paulo Muniz – Presidente da ADEMI DF e do CODESE DF
20/08/2017
FONTE: Milca Santos

O futuro das cidades não depende apenas da vontade e esforço dos governos. A participação da sociedade organizada, que planeja alcançar seus objetivos, é fundamental para que se consiga promover as mudanças sem arrastar as pesadas amarradas colocadas em seu caminho. Isto não é utopia remanescente dos gregos que deram a base da democracia. Nos dias que vivemos, esboçar o roteiro de uma viagem rumo ao futuro exige que se pactue um equilíbrio entre as forças de governo, setor produtivo e sociedade organizada, que, com doação, harmonia e atuações igualitárias, distribuam responsabilidades na definição dos caminhos que se deve trilhar. Com esse esforço concentrado e distribuído irmãmente poderemos sonhar e construir a Brasília que queremos para o futuro.

A cooperação social, desde que voluntária e não comandada nem enquadrada por governos e agremiações políticas, vai resultar em ganhos gerais. Nem tudo sempre parecerá tão perfeito, mas apropriado às mutações constantes que é a realidade do mundo que vivemos. Sem o esforço pactuado, a lei da inércia seguirá seu rumo sem projeto, sem futuro. Antes que...


Continue Lendo

DF e Goiás já trabalham juntos para garantir o desenvolvimento regional

Câmara do Codese-DF tem participação do governo de Goiás
16/08/2017
FONTE: Assessoria Codese DF

A Câmara Técnica das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia-Ride, uma das mais significativas do Codese-DF, que estuda dinamizar o estudo e as propostas para a melhoria das condições de desenvolvimento da região metropolitana do eixo Brasília-Goiás, onde vivem cerca de 5 milhões de pessoas, deu mais um importante passo na busca indicativos estruturantes que interessam às populações dos dois estados.
A proposta de intensificar os estudos, acertada na semana passada, entre dirigentes do Codese-DF, Codese-Goiânia e o governo de Goiás, com o governador Marconi Pirillo, foi acelerada com a participação do representante do governador de Goiás, Simão Cirineu Dias (foto), como membro da Câmara do Codese-DF. 
 A busca de maior proximidade entre os governos de Goiás e do Distrito Federal na elaboração de propostas de desenvolvimento regional, segundo os dirigentes do Codese-DF deve ser o primeiro passo para que ocorra o fortalecimento da consciência da necessidade de um planejamento público voltado para a melhoria de vida das populações da região socioeconômica.
As primeiras sugestões devem ser apresentadas no próximo mês ao...


Continue Lendo

Fundação Assis Chateaubriand adere ao Codese-DF

Uma parceria que chega para fortalecer o Codese DF
14/08/2017
FONTE: Correio Braziliense


Continue Lendo

DF e Goiás devem trabalhar juntos para garantir desenvolvimento regional.

O governador Marconi Perillo quer uma total interação entre seu governo e o Codese-DF.
08/08/2017
FONTE: Walter Alves

O Distrito Federal e Goiás tem muitas afinidades e necessidades que podem fortalecer um trabalho conjunto em prol do crescimento econômico e social harmônico na região, que garanta um futuro melhor para suas populações. Este foi o tom do jantar oferecido ontem, em Goiânia, pelo governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas, com a presença do Presidente do TJ-GO –desembargador Gilberto Marques filho e as direções dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico – Codese, de Goiânia e do DF.

A proposta do Codese-DF, ao criar a Câmara das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia-Ride, segundo os dirigentes do Conselho – Paulo Muniz, Luiz Carlos Botelho Ferreira e Cleber Pires, presentes ao jantar, foi exatamente está: propor ações conjuntas para apresentar propostas estruturantes que interessem não apenas aos governos, mas, principalmente, às necessidades das populações dos dois estados.

O governador Marconi Perillo salientou, entre tantas propostas, que a importância econômica da ferrovia ligando Brasília e...


Continue Lendo

Codese-DF apoia fim da guerra fiscal entre estados

A sanção do Projeto de Lei do Senado 130/2014 , sem vetos, é uma medida vital para que as empresas do DF possam competir em condições de igualdade.
04/08/2017


Continue Lendo


O Codese DF veio para resgatar a esperança de um futuro melhor para nosso DF

Juliano Costa Couto - Presidente da OAB DF se diz orgulhoso de participar do Codese
28/07/2017
FONTE: Galeria de imagem Fibra

O Brasil está passando por estrangulamentos em sua economia há alguns anos. O Distrito Federal não poderia estar em melhor situação; vivemos tempos de ansiedade e atribulação, pois a crise econômica por aqui se abateu forte, o que representou fechamento de empresas e desemprego, deixando um triste rastro de inadimplência em todo o setor produtivo. A crise é resultado de graves equívocos na política econômica, com o agravante de uma corrupção endêmica. A luta contra a corrupção é indispensável e vale o esforço. Mas a retomada da economia, é lenta. Mas não podemos fechar os olhos e esperar sem lutar. Nós, instituições da sociedade civil organizada, temos o dever de nos movimentar, pensar e apresentar soluções que alavanquem nossa economia, sem demora.

Ciosos dessa obrigação e com vistas ao bem-estar social, a OAB/DF está orgulhosa de se juntar às diversas instituições que partilham do mesmo desejo de planejar e buscar estratégias para dar novos destinos ao planejamento sustentável de Brasília. A criação do Conselho Desenvolvimento Estratégico, Social e Econômico do Distrito Federal...


Continue Lendo

O CODESE DF disponibiliza portal para agilizar a comunicação entre os seus membros e a sociedade

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal-CODESE DF lançou hoje (21) seu site –www.codesedf.com.br.
21/07/2017
FONTE: Assessoria Codese DF

A nova organização é composta por 51 entidades do setor produtivo e sociedade civil organizada. Ela é sustentada pela força das ideias e trabalho voluntário e, por meio de 17 câmara técnicas, pretende elaborar e monitorar projetos de curto, médio e longo prazo. Com isso, espera-se melhorar a qualidade de vida da população do Distrito Federal e Entorno, por meio de propostas a serem encaminhadas ao GDF. O Conselho foca a maior eficiência produtiva e sustentável possível para o setor público e privado, podendo gerar mais riqueza e, consequentemente, melhor distribuição da renda para a população, promovendo melhor qualidade de vida para os brasilienses.

Paulo Muniz, presidente do Codese DF, acredita que só a cooperação social, voluntária, com autonomia e apartidária pode indicar qual o futuro que a sociedade deseja para Brasília. Para que isto ocorra ele salienta ser fundamental que os cidadãos se organizem para influenciar as tomadas de decisões dos governos, levando o conceito de democracia para toda a esfera social.

O Codese DF, criado a apenas três meses, foi...


Continue Lendo

Codese DF chega como esperança da capital

O projeto visa criar um programa de longo prazo para garantir o desenvolvimento regional, embasado em plano setoriais, que devem ser entregues ao poder público
12/07/2017
FONTE: ACDF em ação

Por ACDF em Ação

O Conselho de Desenvolvimento Estratégico, Social e Econômico do Distrito Federal foi apresentado e criado durante almoço, quando compareceram diversos dirigentes, como o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cleber Pires, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho Ferreira, o presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Luiz Afonso Assad, o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Paulo Muniz, e os demais presidentes de sindicatos e associações do setor produtivo do DF, que compareceram à reunião a fim de representarem o setor produtivo nos primeiros debates sobre a criação do Codese-DF.

Na ocasião, o presidente do Sinduscon Goiás, o empresário Carlos Alberto, apresentou o projeto do Codese Goiânia, que foi implantado com sucesso. A Ata de criação do Codese DF foi assinada pelos presentes e, em reunião subsequente, foram instaladas as diretorias Executivas e Plenas do Conselho...


Continue Lendo

Rollemberg apoia criação do Codese e promete colaboração

Diretoria e Conselheiros do Codese DF apresentaram o conselho para o governador
07/07/2017
FONTE: Milca santos

Assessoria de impresa Codese DF - Paulo Cotta

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF) foi apresentado formalmente ao governador Rodrigo Rollemberg nessa sexta-feira (7), em reunião no , com a presença de seus principais dirigentes. Paulo Muniz, presidente, salientou que, pela primeira vez, as classes produtoras e a sociedade organizada não estavam ali representadas para pedir favor, mas para oferecer uma parceria de planejamento de longo prazo para tornar Brasília um lugar prazeroso para se viver. 

O Codese foi lançado oficialmente dia 23 de março, com a assinatura de uma  ata entre os sócios fundadores  participantes de Organizações da Sociedade Civil Organizada, com representantes de mais de 50 entidades . Em 23 de maio foi oficialmente registrado em cartório e, em menos de 60 dias já tem CNPJ, conta bancária, programação de trabalho estabelecida e 17 câmaras temáticas atuando. Essa rapidez tem um significado, salientou Paulo Muniz, “estamos com pressa e muita vontade de participar do esforço...


Continue Lendo

Empresários criam o CODESE/DF

O setor produtivo do Distrito Federal se reúne para a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal - CODESE DF
04/05/2017
FONTE: Sistema Fibra

Por Imprensa Fibra

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou, na manhã desta quarta-feira (04/05), a 3ª reunião do Conselho Desenvolvimento Estratégico, Social e Econômico do Distrito Federal (Codese-DF). Na oportunidade, o Conselho,  elegeu os membros das Diretorias Executiva , Plenario, e do Conselho Deliberativo e Fiscal. Para o triênio 2017/2019 os presidentes da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Paulo Muniz, e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho Ferreira, foram eleitos presidente e vice-presidente do Codese, respectivamente. 

O Codese-DF nasceu com o incentivo da estrutura bem-sucedida que se instalou no estado de Goiás. Aqui, reúne o setor produtivo com o objetivo maior de ser um agente de auxílio e indução para o desenvolvimento de políticas públicas que se revertam no crescimento econômico e sustentável da Capital Federal, em médio e longo prazo.

 Na...


Continue Lendo

Codese e DFTRANS assinam acordo para melhorar a operação de ônibus

31/12/1969
...

Continue Lendo

Notícias anteriores

 

20/08/2018
Codese promove encontro com os candidatos ao GDF

16/08/2018
Educação, esporte e cultura – essenciais para a formação da juventude

07/08/2018
Codese e DFTRANS assinam acordo para melhorar a operação de ônibus

06/08/2018
Sociedade legitima propostas do Codese para o futuro do DF

03/08/2018
Com gestão eficiente e ágil Brasília poderá ter o futuro sonhado

03/08/2018
Candidatos ao GDF receberão propostas de desenvolvimento sustentável

03/08/2018
O DF que a gente quer: evento vai levar propostas da sociedade civil ao governo

02/08/2018
Participe da construção do DF que você quer

01/08/2018
Os desafios para o futuro da juventude no DF

30/07/2018
Codese apresenta à sociedade suas propostas para o futuro do DF

16/07/2018
DF, um mapa que poderia ser cortado por movimentadas ferrovias

27/06/2018
Energia renovável e sustentável, um projeto à disposição de todos

19/06/2018
População terá voz no programa “o Codese na minha cidade”

05/06/2018
Ministro da Cidade conhece propostas do Codese e garante trabalho conjunto

17/05/2018
Desenvolvimento do Entorno exige inovação e vontade dos governos

09/05/2018
Codese faz balanço e prepara documento para o futuro de Brasília

09/05/2018
Codese/ DF recebe representantes do Codese de Manaus

07/05/2018
Na periferia uma revolução que mantém viva a cultura de Brasília

27/04/2018
Rosso adere a proposta do Codese para o desenvolvimento do Entorno

20/04/2018
Desenvolvimento do Entorno descontrairá pressão sobre Brasília

18/04/2018
GDF apoia Hospital do Amor de prevenção do câncer em Brasília

17/04/2018
Mobilização da população do DF em prol do Hospital da Criança de Brasília

13/04/2018
Como ajuda Brasília a ter uma unidade do “Hospital do Amor”

28/03/2018
Um modelo para dar eficiência e nova governança ao GDF

26/03/2018
Esporte, saúde e cultura na formação de uma juventude sadia

23/03/2018
O mundo se une para combater as mudanças climáticas

22/03/2018
Dias virtuosos estão próximos mas exige gestão mais eficiente do GDF

20/03/2018
Brasília sonha com uma unidade do “Hospital de Amor "

13/03/2018
Codese DF faz balanço e mostra o que espera do futuro

20/02/2018
Codese se prepara para propor planos por uma Brasília melhor

09/02/2018
Câmaras Técnicas participam de Workshop para conhecer a metodologia de trabalho para a criação do Plano “O DF que a gente quer!, a ser apresentado aos candidatos ao GDF em 2018

01/02/2018
No anel rodoviário, a esperança de novos polos econômicos no DF

16/01/2018
Números do desenvolvimento urbano do DF

15/01/2018
Energias renováveis, um salto para o futuro

04/01/2018
Os problemas da precária saúde pública do DF

18/12/2017
Brasília precisa se reinventar para criar empregos e renda para a população

14/12/2017
União fortalece planos para o futuro de Brasília

11/12/2017
A Brasília que queremos: brigar para quê?

06/12/2017
Codese inicia estudos para o futuro do DF e Entorno

04/12/2017
Codese em Ação

23/11/2017
Codese perde o companheiro Evaristo de Oliveira

23/11/2017
Codese, união de sociedade e governo por uma Brasília melhor

09/11/2017
Codese, um caminho social para o futuro

09/11/2017
Após três anos Coaride se reúne com participação do Codese

08/11/2017
Os caminhos do TI para a maturidade no DF

07/11/2017
Codese e Sudeco buscam cooperação para desenvolver área da Ride

01/11/2017
Melhorar as cidades é a proposta do Codese

30/10/2017
Convenção debate participação da sociedade na definição de seu futuro

27/10/2017
Codese: um olhar sobre o futuro de Brasília

18/10/2017
Redenção do Entorno só virá com a união de todos os atores

17/10/2017
Sem apoio público turismo engatinha em Brasília

10/10/2017
Codese e PNUD têm a mesma pauta para o desenvolvimento sustentável

09/10/2017
Convenção debaterá temas sobre direitos e garantias constitucionais

05/10/2017
Codese entra na luta contra a corrupção

04/10/2017
Codese e PNUD no mesmo espírito de ajudar o DF

27/09/2017
Codese une governos de Brasília, Goiás e Entorno pelo desenvolvimento

21/09/2017
Saúde no DF é cara e ineficiente

19/09/2017
Conquistar a paz sem a judicialização é a proposta do Codese

16/09/2017
Um caminho sem volta: a sociedade quer participar ativamente do governo

15/09/2017
GDF, CLDF e CODESE juntos pelo desenvolvimento do DF

12/09/2017
Codese vai opinar sobre a reforma da previdência do GDF

04/09/2017
Sociedade civil propõem projetos e ajuda na gestão de Brasília

25/08/2017
Codese reúne Câmaras Setoriais e analisa sugestões para levar ao GDF

24/08/2017
Codese sugere reativação da RIDE para desenvolver Entorno

21/08/2017
Codese DF e GDF podem trabalhar em conjunto para desenvolver o Distrito Federal e a Ride

20/08/2017
Codese DF - uma nova forma de pensar o futuro do Distrito Federal

16/08/2017
DF e Goiás já trabalham juntos para garantir o desenvolvimento regional

14/08/2017
Fundação Assis Chateaubriand adere ao Codese-DF

08/08/2017
DF e Goiás devem trabalhar juntos para garantir desenvolvimento regional.

04/08/2017
Codese-DF apoia fim da guerra fiscal entre estados

28/07/2017
O Codese DF veio para resgatar a esperança de um futuro melhor para nosso DF

21/07/2017
O CODESE DF disponibiliza portal para agilizar a comunicação entre os seus membros e a sociedade

12/07/2017
Codese DF chega como esperança da capital

07/07/2017
Rollemberg apoia criação do Codese e promete colaboração

04/05/2017
Empresários criam o CODESE/DF

31/12/1969
Codese e DFTRANS assinam acordo para melhorar a operação de ônibus

SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Setembro/2018

 

 


Copyright ©2018 CODESE/DF
desenvolvido por