BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Smart City Expo Curitiba 2019 já tem 54 palestrantes confirmados

Entre os destaques estão Josep Piqué, do 22@Barcelona, o chileno Alejandro Contreras, o equatoriano Bolivar Valverde e os argentinos Alfonso Santiago e Laura Borsato
11/03/2019
FONTE: Codese DF

O Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março, já tem 54 palestrantes confirmados para a área do congresso internacional. Além dos primeiros speakers confirmados, como Brooks Rainwater, diretor do Center for City Solutions, e membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, o SCE Curitiba vai reunir representantes de cidades como Buenos Aires (Argentina), Las Condes (Chile), Guayaquil (Equador) e Boston (EUA).
 
Neste dia 1de março tem início a venda do terceiro lote dos passaportes para o congresso. A venda está sendo realizada por meio do site oficial do evento: www.smartcityexpocuritiba.com. O acesso à área de exposição, em que 35 empresas apresentarão soluções e produtos inteligentes, é gratuito mediante inscrição prévia no mesmo site.
 
Durante dois dias, três salas de conferências no Expo Barigui receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor.  Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.
 
Soluções pelo mundo
 
Um dos novos confirmados é o chileno Alejandro Contreras, engenheiro civil industrial que liderou o processo de transformação tecnológica a serviço da comunidade em Las Condes, colocando em prática uma parceria público-privada para o desenvolvimento da cidade inteligente.
 
Já o desenvolvimento local e os ecossistemas de inovação estarão em debate com a presença de Josep Piqué, presidente da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), que promove o 22@Barcelona, na Espanha, como referência global em conhecimento em smart cities; e de Tânia Gomes, vice-presidente da Associação Brasileira de Startups, fundadora da GirlBoss Consultoria e também da 33 e 34 Shoes, que se juntam ao palestrante Alejandro Franco, diretor do Ruta N, em Medellín, na Colômbia.
 
Economia criativa
 
Ana Carla Fonseca, conhecida como Cainha, é referência internacional em economia criativa e também em cidades criativas. Administradora Pública pela FGV, economista, mestre cum laude em Administração, doutora em Urbanismo pela USP, Cainha escreveu a primeira tese brasileira em cidades criativas. Professora convidada na FGV e na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, a palestrante compartilhará suas expectativas sobre o futuro das cidades.
 
Gestão de cidades
 
Vindos de Buenos Aires, na Argentina, Alfonso Santiago e Laura Silvia Borsato irão apresentar soluções sobre a gestão de grandes cidades. Diretor do Diploma em Smart City da Escola de Governo, Política e Relações Internacionais da Universidade Austral, Santiago foi assessor do Congresso da Nação Argentina. Ele vai participar do painel sobre “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”.
 
Já Laura Borsato, subsecretária de desenvolvimento do País Digital, integra o programa governamental que tem entre suas metas aumentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para potenciar as capacidades digitais, criativas e produtivas dos cidadãos. Sua palestra será "Cidades focadas no cidadão e a nova agenda urbana".
 
Guayaquil e Boston
 
Engenheiro químico com mestrado em engenharia ambiental e mais de 15 anos de experiência na área ambiental nacional e internacional, Bolivar Coloma Valverde lidera a gestão ambiental de Guayaquil, no Equador, como diretor de Meio Ambiente, através de projetos voltados para a sustentabilidade. Participará do debate “Serviços públicos inteligentes e sustentáveis”.
 
Outro speaker confirmado é Renato de Castro, expert em Cidades Inteligentes e embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres. Membro do conselho de administração da Leading Cities de Boston (EUA), Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. No SCEC, ele falará sobre “Cidades focadas no cidadão e a nova agenda urbana”.
 
Outros palestrantes
 
Também já estão confirmados outros importantes nomes internacionais como Markos Major, fundador e diretor executivo da ONG “Ação Pelo Clima Agora”, ecologista, botânico e educador especializado na restauração das bacias hidrográficas urbanas e sequestro de carbono; Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo, e professora da Universidade de Albany (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé, na Argentina; Andrea San Gil, diretora do Centro para a Sustentabilidade Urbana da Costa Rica; e Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Trânsito de Seattle (EUA).
 
Sobre o Smart City Expo Curitiba 
 
Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.
 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por