“O Codese surgiu para suprir lacunas nas relações entre a sociedade e os governos, propondo uma nova pauta de interesse da sociedade aos futuros governantes de Brasília, com planejamento econômico, sustentável e estratégico de longo prazo”, disse Paulo Muniz, ao assumir a presidência da entidade, em solenidade que contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, presidente da Assembléia Distrital –Joe Valle, presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios - Leonardo Bessa, dirigentes de entidades empresariais, da OAB, Secretários Estados, parlamentares e apoiadores do Codese.
“Unidos pelo mesmo desejo de lutar por uma cidade melhor para se viver, o setor produtivo e a sociedade civil organizada de Brasília abraçaram o desafio de buscar novos caminhos que levem à melhoria de vida da população do Distrito Federal e cidades do Entorno. O Codese, é um projeto cimentado na participação da sociedade organizada, agente e não espectadora das definições das políticas de desenvolvimento. Com apoio técnico, propõe perseguir, com realismo, a vocação de cada cidade, para projetar o futuro que suas populações aspiram”.
- Sabemos das deficiências que atingem a todas as necessidades básicas da população e a preservação do meio ambiente do DF. Elas foram robustecidas com o crescimento desordenado do Distrito Federal, resultante das invasões e construções ilegais em áreas públicas espalhadas em todo o nosso território nos últimos 30 anos. A cidade inchou sem a necessária infraestrutura.
Mas, disse Paulo, a sociedade não pode permanecer impassível, apenas observando o que acontece ao seu redor.Tem que ser agente de suas expectativas. O setor público perdeu a capacidade de planejar, principalmente em Brasília, onde, nos últimos 8 anos, assistimos um desmonte da gestão pública. O Codese quer atuar colaborativamente com o GDF, nesta e nas próximas administrações, para encontrar as melhores soluções para fazer do Distrito Federal um lugar para viver e não apenas morar.
Depois de fazer um balanço dos oito meses de atuação do Codese, Paulo Muniz,salientou a importância do trabalho voluntário daqueles que abraçaram a causa, apresentando ao governador Rollemberg algumas medidas que podem atender à algumas demandas imediatas da sociedade, atendendo pedido do Governador. Mas, lembrou: as proposições que estão sendo estudadas para curto, médio e longo prazo (horizonte de 2030) são o foco do Codese. As primeiras, anunciou, serão apresentadas aos candidatos ao GDF, em agosto do próximo ano. Os que aceitarem nossa colaboração vão assinar compromisso de atender as proposições, o que será cobrado pela sociedade, autora das sugestões.
O roteiro da viagem rumo ao futuro exige um pacto de equilíbrio entre as forças de governo, setor produtivo e sociedade organizada, com doação, harmonia e atuações igualitárias, distribuindo responsabilidades na definição dos caminhos que se deve trilhar. Com esse esforço concentrado e distribuído irmãmente podemos sonhar em construir a Brasília que a população sonha para o futuro, concluiu o presidente.
A diretoria empossada
Presidente – Paulo Muniz; Vice-presidente – Luiz Carlos Botelho Ferreira; Superintendente –Mário Mafra; Diretor Administrativo/Financeiro- Fernando de Brites; Conselho Deliberativo – Afonso Assad / Jael Antônio Silva / Pedro Henrique Verano / Cleber Pires / José Carlos Magalhães Pinto . Conselho Fiscal- Edson de Castro / Adriano Marrocos / Amarildo Fuza / Godofredo Pinheiro / José Amaro Neto e Antônio Alves filho; Conselho Consultivo : Presidente da Fecomercio - Adelmir Araujo Santana / Presidente da Fibra - Jamal Jorge Bittar / Presidente da Fape - Joe Valle / Presidente da CBIC - José Carlos R Martins / Presidente da OAB DF - Juliano Ricardo V Costa Couto / Presidente da Fundação Assis Chateaubriand - Paulo Cesar Oliveira Marques.