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Maior rigor na prestação dos serviços de transporte urbano

Sistema doado por intermédio do Codese entra em operação em maio
28/04/2019
FONTE: Semob

Os milhares de usuários dos ônibus em Brasília, poderão, a partir de maio, usufruir de um serviço mais operacional, onde o respeito ao cumprimento dos horários e dos trajetos passará a ser acompanhado com mais rigor. Essa melhoria será monitorada pelo Centro de Supervisão Operacional e garantida pela modernização dos processos de gestão dos serviços, atualmente prestados pelas próprias empresas concessionárias.


Este avanço é resultado de um Acordo de Cooperação técnica, assinado entre o Codese e o DFTRANS, e garante a prestação de serviços técnicos especializados em engenharia de transportes e tecnologia de informação, com o fornecimento de licença (sem qualquer ônus) e de uso imediato e permanente de um conjunto de sistemas computacionais de ITS (Intelligent Transportation Systems), para implantação e operação de Centro de Supervisão Operacional para serviços de Transporte de Passageiros no Distrito Federal.

Em encontro organizado pelo Codese, o presidente Paulo Muniz, explicou ao secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, que esta foi a primeira ferramenta técnica doada pela Conselho ao GDF com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável de uma atividade tão importante para a população, sua mobilidade. 

O sistema é de propriedade da empresa EGL Engenharia Ltda, parceira e membro da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana. George Lavour Teixeira, representante da EGL, explicou ao secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, que a empesa estará participando ativamente do processo até o fim do contrato, em agosto, garantindo ainda a realização estudos de engenharia de transportes para identificação de gargalos nos processos e proposição de novos processos de gestão, complementados pela implantação de sistemas que apoiem as novas soluções.

Com robusto portfolio na área de sistema de transporte, com atuação em vários Estados, a EGL vem implantando um sistema integrado e eficiente de rastreamento dos ônibus, garantindo o cumprimento das obrigações dos concessionários, que é de servir a população a tempo e às horas definidos por contrato, garantindo a melhora do nível de serviços e sua fiscalização. 

Com o Centro Operacional de Transporte de Passageiros desenvolvido pela EGL, chegou ao fim  o modelo que vigorou por muitos ano,  quando as informações eram prestadas pelas próprias operadoras. Com a integração, o   DFTRANS, além de dispor de uma rede eficiente de fiscalização e ferramentas adequadas para receber e analisar os dados gerados pelos GPS instalados nos ônibus (on-line), poderá exigir maior eficiência no atendimento da demanda sempre crescente.

O sistema, de doação vitalícia ao GDF, colocará a prestação dos serviços de ônibus urbanos mais transparente para o governo e para os usuários. As autoridades responsáveis pelo setor vão fiscalizar em tempo real a prestação dos serviços e os usuários serão brindados com maior respeito aos horários e o cumprimento das rotas dos veículos. George Lavour garante que todos terão um benefício muito raro, que é poder comprovar o que vem sendo denunciado há muito tempo: as empresas de ônibus não obedecem aos horários definidos e, muitas vezes sequer o itinerário.

Funcionando como um “bureau” de inteligência, concentrando informações em tempo real, o sistema gerencia, monitora e controla todas as atividades das operadoras de transporte coletivo. As informações são compartilhadas com os usuários, que poderão acompanhar os dados sobre as condições do transito nas rotas e os horários, afirma o engenheiro George. O processo tem várias vantagens: curto período de tempo para implantação; utiliza tecnologias de rastreamento veicular para monitoramento de frota e dos serviços prestados; baixo custo operacional; possibilidade de receber dados de qualquer outro CCO utilizado e de diferentes equipamentos; tem plataforma modularizada incremental, que permite distribuir o processo de implantações em diferentes grupos de frota, bem como implantação gradual de novos módulos.

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