BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Ivelise Longhi assume gestão da CT de Cidadania no Codese

Câmara ganha nova gestora e voluntários e vários parceiros
01/03/2019
FONTE: Assessoria imprensa Codese

Ivelise Longhi, arquiteta e urbanista, a nova gestora da Comissão Técnica de Cidadania do Codese, pretende levar aos brasilienses informações e propostas para a população execute o verdadeiro exercício em busca de seus direitos e deveres em favor da coletividade. ” A Cidadania é o conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá às pessoas a possibilidade de participar ativamente da vida da comunidade e do governo”. 
           - Para que isto ocorra precisamos criar mecanismos para que os cidadãos participem efetivamente da vida da sociedade. E, para participar, é necessário que eles tenham consciência de suas necessidades e deveres. O Codese se propõe, em cooperação com outras entidades, levar esses mecanismos de educação para que o indivíduo tenha oportunidade de exercer seus direitos, cumprir seus deveres e, acima de tudo, saber que o respeito é mútuo e  que ele convive em uma sociedade.      
         Detentora de um vasto e rico currículo de prestação de serviços no setor público – funcionária de carreira do GDF, secretaria de Estado – Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação, presidente da Codeplan e do Metrô, deputada distrital, administradora regional de Brasília e vice-governadora- Ivelise acredita que, no Codese, entidade civil sem qualquer conotação político-partidária, poderá exercer um importante papel de interlocução da sociedade com o governo, sempre em busca de uma vida mais justa e  participativa para a população.   
         Ela reconhece que isto não é fácil. Admite que o grande segredo é saber como chegar ao cidadão. “Os governos sempre tiveram enorme dificuldade e até algum descaso para realizar esta interlocução. O Codese, na visão de Ivelise, pode cumprir um papel de aglutinador –sempre em companhia de outras entidades que têm sua visão voltada para estimular a cidadania, buscar projetos para fazer com que isto aconteça e, principalmente, ajudar na formação de consciências cidadãs. Esta operação conjunta vai preparar a sociedade para que, com inteligência, reivindique um futuro com mais justiça e solidariedade”. 
           Em Brasília, admite Ivelise, temos um longo caminho a percorrer. Sabemos que a sociedade sempre quis participar da gestão pública, influenciando os governos para realizar obras e oferecer serviços para melhorar a vida das pessoas. Nossa primeira ação deverá ser  repassar conhecimentos e preparar gestores capazes de aplicar estes conceitos junto à população. 
           - Também é urgente que se definam critérios mais efetivos de acompanhamento das ações do  governo pelos cidadãos, definir índices de desempenhe adequações oriundas do cotidiano das pessoas e suas necessidades  atendidas.. O Codese estará sempre aberto às parcerias que mirem a busca da maior satisfação dos moradores do DF.
       No documento “O DF que a gente quer”, entregue e discutido com todos os candidatos ao GDF e que subsidiou o atual governo na formatação de seu plano de trabalho, foram listados pelo CT de Cidadania:
- Retomada de campanhas educativas permanentes sobre temas que precisam ser lembradas à população como o uso da faixa de pedestres, limites de velocidade, ingestão de bebidas alcóolicas, etc;
- Programas que destaquem a atuação cidadã voltadas para todas as faixas etárias.
- Criação da Casa do Cidadão para fortalecer a cidadania por meio de cursos de capacitação permanente, prestação de serviços, principalmente às famílias carentes;
- Ampliação dos serviços de abordagem social para apoio, orientação e acompanhamento às famílias que moram na rua;
- Capacitação de professores e gestores para o combate aos preconceitos e quaisquer formas de discriminação.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por