BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Mobilização da população do DF em prol do Hospital da Criança de Brasília

Um modelo de gestão em saúde agoniza nas mãos do Ministério Público
17/04/2018
FONTE: Idea Comunicação

Brasília enfrenta, há vários anos, sérios problemas na área da saúde. Mas, apresenta algumas joias no atendimento público, a Rede Sarah e o Hospital da Criança, ambos administradas, com eficiência reconhecida, sem as amarras do Estado. A Rede Sarah, sociedade civil de utilidade pública Pioneiras Sociais, se expandiu pelo País, levando a cura e o conforto a milhares de pessoas, sempre mantendo um nível de excelência reconhecida internacionalmente. O Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), responsável pela gestão do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), também com reconhecida competência, é apontado como exemplo para vários países pela OMS. Mas, ficou impedida pela Justiça de participar de contratos com o poder público e pode fechar. 
 
O Codese, criado pela iniciativa de empresários e entidades das classes civis organizadas com o propósito de estudar e propor soluções de gestão para os governos de Brasília, se sente na obrigação de vir a pública repudiar a possibilidade de fechamento da importante unidade de tratamento infantil. Nossa intenção é que, unidos, sociedade, governo e justiça, busquemos soluções que não firam as necessidades da população por atendimentos médicos de qualidade.
 
Sabemos que o GDF não dispõe de meios nem recursos para manter o hospital, tais são suas dificuldades orçamentárias e gestão médica disponível. Tanto quanto a rede Sarah, o ICIPE só conseguiu dar luz e futuro ao Hospital da Criança por não ter as amarras colocadas na gestão pública. Concordamos que o fechamento da unidade não é uma opção admissível pela população. Sabemos que há um impasse jurídico, que deve ser resolvido levando em consideração a necessidade e o desejo da sociedade representada por suas diversas entidades.
 
Como razões para manter o hospital em funcionamento, além do excelente acolhimento às crianças da cidade e entorno, há de se lembrar dos elogios do diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e sua avaliação de que ele pode servir de exemplo para outros países. Médicos e pacientes, segundo Tedros, estão irmanados na busca de uma vida saudável, vivendo em ambiente adaptado para dar às crianças a oportunidade de se sentirem em casa. 
 
Temos vários motivos para, unidos, lutarmos para salvar o Hospital da Criança, pois assim estaremos salvando o futuro da saúde pública do DF que, ao longo dos anos tem sido tão sacrificada e inoperante, ressaltou Paulo Muniz, presidente do Codese DF.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por