O 5o Encontro do Líder promovido pelo Sebrae DF em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal ocorreu nos dias 18 e 19 de junho. Realizado na sede nacional do Sebrae, o evento cumpre a etapa para a formulação e implantação de um Projeto de Desenvolvimento Regional, integrando o setor público, o setor privado e o terceiro setor, com foco no empreendedorismo e no fortalecimento dos pequenos negócios do eixo Central/Oeste.
A escolha do futuro da região contempla o eixo Central/Oeste, formado por nove regiões administrativas, representa 52% da população do DF e 57% dos empreendimentos formais. Cerca de 1,5 milhão de habitantes e 140 mil empresas serão beneficiadas no Plano Piloto, Guará, SIA, Estrutural, Vicente Pires, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.
O grupo formado por lideranças do setor privado, do terceiro setor e representantes das administrações regionais , indicadas em maio de 2018, tem trabalhado na construção do Plano de Desenvolvimento Regional dessas 09 regiões administrativas, priorizando as metas a partir do documento do Codese, “O DF Que a Gente Quer”.
O projeto também segue as diretrizes do Plano Estratégico do DF 2019/2060, do Plano Nacional de Desenvolvimento do Governo Federal, da Agenda Global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco). Na ocasião, ocorreu a apresentação inicial do Mapa Estratégico do LÍDER/ DF contemplando visão, missão, valores, diretriz estratégica e eixos estratégicos.
Para o presidente do Codese, Paulo Muniz, o trabalho do Líder é de muita relevância . “O conselho foi parceiro desse processo desde o primeiro momento. O Líder veio para colaborar na estruturação dos nossos trabalhos em prol de um DF melhor. Em nosso último jornal Codese em Ação foi publicada a entrevista da Câmara Brasileira de Indústria e Construção com o governador Ibaneis, para mostrar em todo o Brasil o trabalho desenvolvido em Brasília”. Na ocasião, Muniz destacou a entrevista publicada pelo Catraca Livre sobre o assunto, “teve mais de 1 milhão de visualizações, então realmente é um fato que está tomando conta do país, isso é um exemplo e devemos todos estar engajados nisso”, disse.
O secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Espedito Souza Júnior afirmou que o projeto lembra os versos do poema de Fernando Pessoa, “Para ser grande”, que fala da entrega do ser em tudo o que faz, por inteiro.
Romulo Rende consultor credenciado do Sebrae Nacional afirmou que o projeto Líder no DF é uma iniciativa única. “Esperamos que seja referência para os demais estados que tenham essa configuração metropolitana. A gente pretende fortalecer ainda mais nossa liderança para gerar governança no guarda chuva do Codese e gerar o plano estratégico de desenvolvimento”.
O LÍDER/DF proporcionará a integração e fortalecimento de lideranças por meio de novos paradigmas, qualificação e compartilhamento de informações e conhecimento. O desenvolvimento da liderança empreendedora com a mudança de comportamento, criatividade, inovação e ousadia.
0 Comentários |