O Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior. A edição de 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.
A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade.
A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O transporte do futuro
O hyperloop não é mais um exercício futurístico. A versão comercial para o transporte de passageiros está prevista para este ano. A empresa tem acordo com sete países e permissão para explorar uma linha entre a República Tcheca e a Eslováquia, com as cápsulas movidas por “levitação magnética passiva”, viajando dentro de um tubo. A empresa Hyperloop TT já está no Brasil, com um centro de inovação global para logística instalado e operando em Contagem, Minas Gerais.
No ano passado, o head de desenvolvimento de negócios no Brasil da HyperloopTT, Ricardo Penzin Monteiro, veio a Curitiba para o lançamento do Smart City 2019 e falou sobre a tecnologia e o protótipo apresentado na França.Seguro e com energia limpa, sem emissão de carbono: assim será o transporte mais rápido do mundo, o hyperloop.
O novo veículo de transporte, idealizado por Elon Musk – o bilionário presidente da Tesla e da companhia de transporte espacial SpaceX –, alcançará a impressionante marca de 1080 km/h, o que significa duas a três vezes mais velocidade que um trem-bala. O empresário Bibop Gresta embarcou na ideia futurista de Musk. Ele é cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, criada em 2013 para desenvolver o sistema, e será a principal atração do Smart City Expo Curitiba 2019..
A vinda de Gresta à capital do Paraná – uma das cinco cidades do mundo que conta com as bênçãos da Fira Barcelona para ser sede do maior evento de smart cities do planeta – foi articulada por Roberto Marcelino, sócio-diretor do iCities, a empresa curitibana que trouxe o Smart City para o Brasil pela primeira vez no ano passado. “É a materialização de um sonho trazer o idealizador do sistema mais avançado do mundo em transporte. A gente se aproxima do estado da arte do transporte moderno, inteligente, do futuro”.