BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Recursos para a manutenção do Instituto Joaquim Cruz

Doação ajudará atletas e pode ser feita pela internet
26/11/2018
FONTE: IJC

            O Instituto Joaquim Cruz (IJC) promove campanha de captação de recursos até o dia 31 de dezembro com o objetivo de assegurar o funcionamento da instituição durante o ano de 2019 e oferecer apoio aos atletas assistidos. Toda contribuição, tanto do Brasil como do exterior, será bem-vinda e fácil de realizar. Basta entrar na plataforma online Kickante, pelo endereço eletrônico www.kickante.com.br e fazer sua doação. 
          Criado em 2003, o Instituto já atendeu mais de 12 mil crianças e adolescentes, principalmente do Distrito Federal e Entorno. Ricardo Vidal. Presidente do Instituto, lamenta que, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro houve redução nos patrocínios das entidades. A falta de recursos resultou na interrupção do projeto de preparação de atletas com alto rendimento (Programa Rumo ao Pódio Olímpico), além das dificuldades em manter a Instituição. Diante do quadro, um grupo de voluntários se mobilizou para realizar uma campanha de financiamento coletivo ou “vaquinha online”. 
        Os doadores podem acompanhar a evolução da campanha on line, pois a plataforma oferece total transparência na gestão dos recursos. Sua oferta pode ser feitas através de boleto, cartão de crédito ou débio, ou dividida em parcelas. A expectativa do IJC é atingir uma arrecadação de quatrocentos mil reais necessários para custear as despesas fixas mínimas da sua estrutura administrativa e o Clube de Atletismo.
A corrida transforma o homem
          Seguindo o exemplo do patrono Joaquim Cruz, que teve oportunidade de estudar e se formar nos Estados Unidos, o IJC vem desenvolvendo ações que buscam identificar e melhorar o desempenho dos atletas, não apenas no esporte como também sua vida escolar, na família e na sociedade. “O esporte caminha junto com a cidadania. Vale a pena acreditar nessa parceria”, lembra sempre Joaquim Cruz, criador do Instituto e um dos mais festejados atletas brasileiros.
             Em quinze anos de atividades, o IJC possui diversas histórias que demonstração a transformação de pessoas. Flávio Urani, de 22 anos é um deles. Ele iniciou sua caminhada no Projeto Clube dos DescalSOS/Caixa aos 10 anos e, depois, participou do PRPO, representando o IJC em competições como o Troféu Brasil e o Campeonato Brasileiro. Hoje é professor tde Educação Física, pelo Centro Universitário Unieuro e da sua contribuição para a formação de novos jovens.  “Com o Instituto Joaquim Cruz, conheci o esporte do lado social até o alto rendimento, e paguei a faculdade com a bolsa que recebia como atleta. Os profissionais com quem trabalhei foram inspiração para alcançar meus objetivos”, afirma Flávio.
           - Considerado como um dos esportes mais antigos do mundo, com cerca de cinco mil anos, o atletismo é o esporte-base que serve para várias modalidades esportivas. Aqui no Brasil, o atletismo começou nas últimas décadas do século 19. Por meio da corrida, o ser humano desenvolve aptidões e benefícios tanto para saúde física como para o psicológico. É um esporte que promove igualdade entre os participantes, desenvolvendo a disciplina, competitividade e o cooperativismo, diz Ricardo.
A evolução do Instituto
           Em 2004, o IJC iniciou o projeto clube dos DescalSOS/Caixa que, atualmente, atende a 90 crianças e jovens, nos núcleos do Águas Lindas de Goiás, Ceilândia, e Recanto das Emas. Possui o Clube IJC de Atletismo onde inscreve crianças e jovens atendidos em competições do calendário local e nacional. Realiza o Encontro Caixa de Atletismo Social (Ecas) e o Festival IJC/Caixa de Atletismo. Integra a Rede Esporte pela Mudança Social (Rems), o Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal (CODESE) e Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe)) entre outras iniciativas. 
         Além do PRPO, o Instituto já realizou o projeto Eco Atletismo - que unia educação ambiental e esportiva- e o Programa Esporte em Ação onde são trabalhados valores nas relações humanas usando atividades físicas.

 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por