BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

GDF apoia Hospital do Amor de prevenção do câncer em Brasília

O foco é a prevenção da doença com diagnósticos permanentes
18/04/2018
FONTE: Milca Santos

O governador Rodrigo Rollemberg manifestou hoje (18/04) seu interesse em auxiliar a implantação em Brasília do Hospital do Amor (Hospital do câncer de Barretos), durante reunião com o presidente da Fundação da Fundação Pio XII, Henrique Prata. O encontro, promovido pelo CodeseDF, que vem apadrinhando a vinda da instituição, reconhecida mundialmente como uma das mais importantes no diagnóstico e prevenção de vários tipos de cânceres. Atuando em vários Estados, pode ser uma referência no atendimento de mais de 10 milhões de pessoas que vivem no eixo Brasília, Entorno e Goiânia.
Paulo Muniz, presidente do Codese, ao agradecer ao governador a presteza da audiência, salientou que os entendimentos para a vinda do hospital, já iniciados com os secretários da Saúde – Humberto Fonseca, e da Casa Civil – Sérgio Sampaio, indicam a viabilidade de Brasília sediar uma unidade desta instituição oncológica, que conta com a participação de 420 médicos altamente especializados que atendem 4.100 pacientes/dias, assistidos por 3.800 funcionários, em vários Estados. Ficou acertado que a Fundação apresentará seu projeto e a necessidade de recursos necessário para sua imediata implantação, que contará, como as demais unidades, doações da população comunidades, já que é uma entidade filantrópica.
Henrique Prata ressaltou que o projeto vem sendo implantado em todo o país, trazendo como inovação os trabalhos de prevenção e diagnóstico do câncer, que garantem um tratamento da doença mais objetivo e resultados mais garantidos. Hoje, salientou este modelo é recebido em todo o mundo como um dos fatores fundamentais para a cura da doença, quando é detectada no início. Cada projeto conta com uma unidade fixa (para exames e diagnósticos) além de estruturas móveis para exames de ultrassom de mama, biopsia de mama e colo de útero e consultas médicas nessas especialidades, e já estão atuando em mais de 200 municípios. 
Prata salientou a importância das carretas dizendo que mais de 90 por cento dos diagnósticos são realizados por elas, evitando os altos custos no tratamento da doença quando descoberta tardiamente. A prevenção, que deve ser seguida pelos pacientes anualmente, evitam as cirurgias invasivas, e exige menos recursos, usualmente ambulatoriais.
Admitindo o interesse do governo de encontrar mecanismos para abrigar o Hospital do Amor, Rollemberg solicitou um projeto detalhado sobre a área necessária para a construção, ou aproveitamento de alguma área disponível no GDF. Isto será discutido o mais breve possível com a Fundação Pio XII. 
A reunião com o governador, contou com a presença dos representantes do Codese – Paulo Muniz, Luiz Carlos Botelho, Fernando Brites, Fabíola Orlando, Erickson Blun e Rosane do Valle; secretário da Saúde, Humberto Fonseca e presidente da Terracap – Júlio Cesar Reis.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por