Membros do CODESE/DF se reuniram nesta terça-feira, 06 de junho, com a Vice-Governadora Celina Leão, e secretários do Governo do Distrito Federal para a análise da convergência do Plano de Governo - Gestão 2023-2026, em relação às 210 propostas que constam no documento “O DF QUE A GENTE QUER – VISÃO 2022-2040”.
Durante o evento, o Presidente do CODESE, Leonardo Ávila, destacou brevemente ações propostas pelo Conselho e que convergem com o Plano de Governo. “Entre as nossas 210 propostas tivemos 196 ações contempladas no Plano de Governo, um ótimo resultado. Na área de desenvolvimento urbano há uma demanda grande de oferta de moradias populares. Na área de desenvolvimento econômico destaco a criação de polos para geração de emprego nas regiões administrativas, assim como a melhoria da mobilidade urbana”, complementou.
Em sua fala, o Secretário de Governo, José Humberto Pires, apontou que 93% das propostas estabelecidas pelo CODESE constam no Plano de Governo. “Demonstra a sinergia entre a sociedade civil organizada e o GDF. Estamos fazendo investimentos importantes, ouvindo a sociedade, o que representa o desenvolvimento econômico e social do DF”, finalizou.
Também estiveram presentes, o Secretário de Fazenda, José Itamar Feitosa, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira, o Secretário de Projetos Especiais, Roberto Vanderlei de Andrade, e o Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, além de Presidentes de Federacoes, Sindicatos, Associações e Entidades de Classe.
Elaborado pelas 18 câmaras técnicas do CODESE, o documento “O DF QUE A GENTE QUER – VISÃO 2022-2040” foi publicado durante o pleito eleitoral de 2022, quando foi acolhido e firmado, pelo Exmo. Sr. Governador, um Termo de Compromisso de Execução dessas, através da sua inclusão no Plano de Governo, e firmado ainda um Modelo de Governança, que prevê reuniões semestrais para análise conjunta do cumprimento dessa agenda.