BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese e UNICEUB em parceria para o desenvolvimento do DF e entorno

Estudantes poderão se unir às Câmaras Técnicas e se preparar para o futuro
09/01/2019
FONTE: Internet

            João Bosco Ribeiro, professor e diretor da Agência de Empreendedorismo do UniCEUB, é um entusiasta das ações mais efetivas dos estudantes universitários e, acredita que os eles, de todos os cursos, só serão completos na profissão se tiverem uma visão de futuro. E, para que isto ocorra, os estudantes devem participar, desde o início de seus cursos, de ações que lhes permitam enxergar e desenvolver suas potencialidades produtivas, atuando com estagiários  em empresas privadas ou públicas. 
           A participação dos docentes em projetos multidisciplinares salienta, será sempre uma garantia de vida profissional profícua. Precursor das atividades de subsídios técnicos às prefeituras da região ao Entorno, como forma de qualificar os funcionários para garantir os financiamentos públicos via projetos, o professor admite que estudantes que se doam em benefício das comunidades se tornarão cidadãos responsáveis e reconhecidos no futuro. 
           Esta parceria está sendo desenvolvida em várias frentes de programas e projetos de extensão, onde Codese e UniCEUB farão contrato de convenio prevendo todas as possibilidades de trabalhos em conjunto. A Assessoria de Extensão e Integração Comunitária irá se encarregar da articulação, avaliação dos programas e ações que melhor se encaixem nos trabalhos desenvolvidos pelo Codese..
           As primeiras indicações sinalizam a participação efetiva do Programa de Empreendedorismo e Inovação do CEUB, que incentiva ações institucionais para desenvolvimento econômico regional, melhoria da infraestrutura urbana local, da qualidade de vida da população e ações de inovação social. Caberia ao Codese assessorar os   alunos em relação a sua atuação profissional, considerando os aspectos: responsabilidade social e cidadania, empregabilidade, preparação para o mundo do trabalho, relação com entidades de classe e empresas do setor.
 
Desenvolvimento regional
 
        Ao propor o acordo de cooperação, o presidente do Codese, Paulo Muniz, disse que chegou a hora de tirarmos dos escaninhos da administração pública os projetos que poderão ser de grande valia para o futuro das cidades do entorno de Brasília, hoje vivendo basicamente como dormitório da massa que trabalha na Capital. O desenvolvimento viável desta região depende não apenas da boa vontade dos governos (que vivem momento de penúria financeira) mas da participação efetiva das classes produtoras. 
             O professor João Bosco, incentivador da colaboração técnica entre as instituições, lembra que, anos atrás tentou um acordo com o GDF para fiscalizar o desgaste das pontes e viadutos no DF. Hoje, lamenta, se o acordo tivesse sido assinado, provavelmente a queda do viaduto do Eixão teria sido evitada. E, outros desgastes teriam sido impedidos de ocorrer.  
                 O Codese, que tem 19 Câmaras Técnicas formadas por voluntários – representantes das classes produtoras, organizações civis, professores e técnicos vem vivenciando há um ano propostas de ações para o desenvolvimento econômico, social, sustentável e estratégico para Brasília e Entorno. As propostas visam essencialmente proporcionar melhor condição de vida, através do emprego e renda, à população. 
            Todos os estudos foram conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visam não apenas o curto e médio prazo, mas o longo prazo -2030, para o atingimento das metas das próximas administrações de Brasília. O Codese cumpriu recentemente sua meta inicial, a de entregar aos candidatos ao GDF um robusto projeto de Estado, com propostas de um desenvolvimento justo e harmônico para Brasília e Entorno, onde vivem cercas de 4,5 milhões de pessoas, sendo 300 mil desempregados.

 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por